Obras do SPA de Jacuecanga estão próximas do fim

A Prefeitura decidiu manter o funcionamento do prédio alugado para ampliar a oferta dos serviços de saúde na comunidade

Quarta-Feira, 17/04/2019 | Secretaria de Saúde .

O prefeito visitou, na manhã de segunda-feira (15), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Jacuecanga que está passando por uma grande reforma e deve ter suas obras finalizadas no próximo mês. Para que os moradores não ficassem sem atendimento neste período, a Prefeitura alugou um prédio no bairro e transferiu para lá, provisoriamente, todo o serviço de saúde.
Com a finalização das obras do SPA, os secretários de Saúde explicaram como ficarão concentrados os atendimentos médicos, já que o governo municipal decidiu manter alugado o prédio que vem sendo utilizado.
- Nessa nova unidade será possível prestarmos um excelente trabalho de urgência e emergência para estabilizar o paciente. Teremos classificação de risco e equipamentos que não existiam antes, é uma nova realidade, desde o respirador aos leitos elétricos. Teremos ainda raio-x digital, que vai permitir com que a qualidade do exame seja muito melhor – informou o secretário de Saúde, explicando sobre o prédio que está em reforma.
O SPA vai acomodar ainda diversas especialidades médicas, em nível ambulatorial, como pediatria e ginecologia/obstetrícia. Será um atendimento completo de média complexidade.
O destino do prédio que está recebendo o SPA enquanto ocorre a reforma do espaço antigo foi decidido na Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no último final de semana.
- A decisão foi que a gente distribuísse de forma mais organizada os atendimentos. A Clínica de Saúde da Família será mais bem explorada, mais bem aproveitada ficando esse fluxo muito bem direcionado – explicou o secretário executivo de Saúde, completando que a princípio a regulamentação do Samu continuará no prédio onde vai funcionar a Clínica de Saúde da Família.
As obras, com previsão de conclusão para maio, incluem reparo em toda a rede de esgoto e pluvial; novo sistema de tratamento de esgoto; reforma geral da cobertura; instalações elétricas e hidrossanitárias revisadas; louças, torneiras, portas e luminárias novas; pintura geral; cobertura na entrada da grande emergência para o paciente chegar com proteção; reparo em todas as esquadrias e troca dos vidros.

Secretarias relacionadas: Saúde