Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis vai tornar possível a ampliação dos leitos de UTI neonatal e a implantação de dois leitos de UTI pediátrica.
Para oferecer à população angrense esses serviços, a Prefeitura está transferindo R$ 2.964.000,00 para a Santa Casa, em 12 parcelas mensais. A primeira parte foi repassada no mês de fevereiro, referente ao mês de janeiro. Esse dinheiro será utilizado para a realização das obras de adequação do espaço para receber as UTIs.
Atualmente, estão disponíveis quatro leitos de UTI neonatal. Após a conclusão das obras, serão abertos mais dez, totalizando 14. Atendendo aos pedidos da população, serão implantados dois leitos de UTI pediátrica. Atualmente a cidade mais próxima a oferecer esse serviço é Volta Redonda.
- Com a implantação desses leitos de UTI neonatal e pediátrica, a Santa Casa vai se tornar referência na região – afirmou o provedor da Santa Casa.
A expectativa é de que a obra seja concluída até dezembro deste ano. Assim que for finalizada essa etapa, imediatamente a Prefeitura contratará o serviço e ele estará disponível para a população, possivelmente a partir de fevereiro de 2020. A intenção da Secretaria de Saúde é buscar um credenciamento junto ao Estado para, consequentemente, adquirir mais recurso para o Fundo Municipal da Saúde reverter para a Santa Casa. Para que isso aconteça, a obra está seguindo todas as normas do Ministério da Saúde.
- A Santa Casa já faz um trabalho lindo, o índice de mortalidade é praticamente zero. Prefeitura e Santa Casa é uma parceria que está dando certo – ressaltou o prefeito.
Implantação da UTI pediátrica está se tornando realidade
A Prefeitura de Angra está repassando quase R$ 3 milhões para a Santa Casa realizar obras de adequação que vão servir também para a ampliação do UTI