Angrenses já contam com Centro de Reabilitação

O espaço, que também terá uma clínica para tratar dores crônicas, fica no Parque das Palmeiras e deve atender 500 pacientes por mês

Sexta-Feira, 04/01/2019 | Secretaria de Saúde .

A Prefeitura de Angra continua trabalhando para melhorar o atendimento na área da saúde. Pensando nisso uniu em um mesmo espaço serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, reabilitação do assoalho pélvico, acupuntura, osteopatia e psicologia. Eles estarão disponíveis para a população no Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, que foram inaugurados na manhã de hoje (4), no Parque das Palmeiras.
- Fico feliz de construir um projeto multidisciplinar integral para os usuários do SUS aqui de Angra dos Reis. Ofereceremos serviços de fisioterapia em geral, em suas diversas modalidades, como por exemplo, a parte respiratória. Temos fonoaudiólogos, que vão acompanhar esses pacientes, caso seja necessário, como as pessoas que sofreram AVC e ficaram com sequelas na fala - explicou o secretário de Saúde.
O secretário afirmou ainda que os atendimentos vão atingir as áreas de psicologia e nutrição.
- Na área de psicologia, atenderemos pacientes que possuem uma limitação funcional que tenha acarretado dano psicológico grande e seja necessário acompanhamento. Também tem a parte de nutrição, onde acolheremos pacientes que passam, por exemplo, por problemas de absorção de alimentos e a nutrição fará planos alimentares mais saudáveis. Também atenderemos usuários oriundos de longas internações, desnutridos com déficit protéico significativo, o que impossibilita a reabilitação física plena se não houver o serviço – continuou o secretário de Saúde, acrescentando que também serão oferecidos RPG e Acupuntura.
O objetivo do Centro de Reabilitação e da Clínica da Dor é melhorar a qualidade de vida de quem sente dor ou necessita de reabilitação. Para ter acesso a algum dos serviços a pessoa deverá, primeiramente, procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. Lá a equipe de saúde primária fará o encaminhamento e o setor de regulação da Secretaria de Saúde fará o agendamento. O paciente então será informado sobre a marcação de uma avaliação e ao ser confirmada a necessidade de tratamento, ele será agendado.
A expectativa da Secretaria de Saúde é atender a 500 usuários por mês, com a possibilidade de ampliar esse número nos próximos meses.
- É com grande alegria que a gente abre as portas para receber os usuários com dor e reabilitá-los e também tratar a dor crônica, sendo que 40% da população brasileira sofre desse mal. Poder tratar a dor do paciente significa melhorar a qualidade de vida dele – frisou o secretário executivo de Saúde.
Mais esse avanço da saúde foi prestigiado pela Câmara Municipal, que foi representada no evento pelo seu presidente e por mais quatro vereadores.
- Sou grato a Deus por participar desse momento tão importante para a sociedade angrense. Hoje nasce uma oportunidade para aquelas pessoas que sofrem de dor terem uma vida melhor. Eu tenho percebido que nossa cidade está avançando, principalmente na área da saúde – afirmou o presidente da Câmara Municipal.
Aquelas pessoas que mais necessitam de cuidados, comemoram a inauguração do Centro de Reabilitação e da Clínica da dor que vai oferecer um tratamento com começo, meio e fim, mesmo que o fim represente um tratamento contínuo.
- Em um momento em que estamos atravessando dificuldade em termos de Brasil, onde vemos hospitais fechando, nós estamos tendo a oportunidade de receber uma clínica dessa importância – afirmou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O prefeito usou sua fala para pontuar algumas ações que serão colocadas em prática pela Prefeitura em breve, como as assinaturas das ordens de serviço para a duplicação da Praia do Anil e para a reconstrução do calçadão do Frade. Ele também ressaltou sua satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado pelos secretários de saúde.
- Eu estou feliz com esse trabalho conjunto que está sendo desenvolvido. Quem vai ganhar com isso é a população de Angra dos Reis. Se a gente cuidar bem da saúde de quem não tem plano de saúde a gente já caminhou muito – finalizou o prefeito.
Ao fim da cerimônia, o prefeito, acompanhado do vice-prefeito e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, levou os demais secretários, vereadores e convidados para conhecer o novo espaço.


Secretarias relacionadas: Saúde