Final de semana tem vacinação contra a febre amarela

Equipes volantes estarão indo de casa em casa nos bairros Banqueta, Serra D´Água, Zungú, Itinga do Bracuí, Santa Rita I e Ilha Grande

Sexta-Feira, 16/02/2018 | Secretaria de Saúde .

A vacinação contra a febre amarela prosseguirá, com reforço, também neste final de semana. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está trabalhando com afinco para imunizar toda a população apta a ser vacinada. No sábado e no domingo, todos os cinco distritos terão postos fixos de vacinação, além de equipes volantes indo nas casas e nos locais de difícil acesso.
Até o momento, mais de 127 mil pessoas foram vacinadas e na Ilha Grande, 98% de seus moradores já foram imunizados. O saldo da doença na cidade é de oito casos confirmados com três óbitos, todos oriundos da Ilha Grande. As equipes do setor de Vigilância ambiental têm identificado os locais onde ainda têm famílias sem tomar a vacina para que as equipes volantes possam ir até essas pessoas convencê-las da importância da vacinação.
Neste final de semana, as equipes volantes estarão atuando na Serra D`Água/Zungú, Santa Rita I (Bracuí), Banqueta, Condomínio da Itinga (Bracuí) e na Ilha Grande. Além disso, o centro da cidade, Japuíba, Parque Mambucaba e região da Monsuaba estarão com postos fixos funcionando. A TurisAngra também tem dado apoio ao combate da febre amarela, sinalizando nos cais e orientando os turistas da importância de estar imunizados há mais de 10 dias para circular com segurança por áreas de mata, cachoeiras e Ilha Grande e também já fez contato com as agências de turismo com a mesma finalidade.
Toda a população a partir de 9 meses deve ser vacinada. No caso das mulheres amamentando deve-se suspender o aleitamento por 10 dias após a vacinação.
Continuam contra-indicada para a vacina, as pessoas nas seguintes condições: portadora de doenças como a do Timo (Miastenia gravis, Timoma); transplantados de órgãos sólidos; doença de Addison; indivíduos com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados; indivíduos com imunossupressão por doença ou em tratamento atual: radioterapia, quimioterapia, uso de imunomoduladores ou de corticóides em doses de 2mg/dia para crianças e 20mg/dia para adultos, por mais de 14 dias; indivíduos em uso dos medicamentos Infliximabe, Etanerccepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tolcilizumabe, Ritoximabe, Azatioprina, Ciclofosfamida.
A seguir, os locais e horários de vacinação neste final de semana, sábado e domingos, dias 17 e 18:
Centro da cidade: Santa Casa – das 8h às 17h
Japuíba: Hospital Geral da Japuíba (HGJ) – das 8h às 17h
Parque Mambucaba: Campo da Gringa – das 8h às 17h
Monsuaba: posto de saúde do bairro – das 8h às 17h
Vila do Abraão, Ilha Grande – posto de saúde da Vila – das 8h às 17h
EQUIPES VOLANTES:
Ilha Grande
Itinga do Bracuí
Santa Rita I, no Bracuí
Serra D´Água/Zungú
Banqueta