Ontem (09) uma equipe da Faculdade Estácio de Sá visitou as dependências do Hospital Geral da Japuíba (HGJ) com o objetivo de conhecer alguns cenários de prática para o curso de medicina, que deverá iniciar ainda este ano (julho) de acordo com a previsão da diretoria da unidade. O secretário Municipal de Saúde, Dr. Gustavo Villa, a coordenadora da Emergência, Dra. Júlia Monteiro e o diretor Médico, Rodrigo Mucheli acompanharam o grupo.
Faziam parte da equipe, o coordenador Nacional do Curso de Medicina da Estácio, Dr Sílvio Pessanha Neto e o representante da Comissão de Residência Médica – (COREME – RJ) e professor da Faculdade, Dr André Lopes. A comitiva se reuniu com o secretário Gustavo Villa; a presidente da COREME –Angra, Dra Cristiane Cabral; a coordenadora da Educação Permanente da SMS e também vice-presidente da COREME, Dra Lilian Machado; quando foi apresentado, detalhadamente a realidade do município e as perspectivas para os alunos da Faculdade e médicos da Residência Médica.
O diretor do Hospital, Sebastião Faria, recebeu a comitiva no auditório da unidade, e ao lado de ao lado de representantes do corpo clínico do hospital. Após uma apresentação da capacidade instalada e do processo de trabalho no HGJ, foi realizada uma visita às instalações do mesmo. Seguindo a agenda os representantes da Estácio visitaram ainda a obra da futura UPA-Pediátrica do município. O grupo também fez questão de conhecer o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do centro da cidade e o funcionamento das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Finalizando o dia, os médicos Dr Silvio Pessanha Neto, Dr André Lopes, Dra Cristiane Cabral e Dra Lilian Machado fizeram uma reunião de avaliação e traçaram metas para a próxima visita que será dia 22 de maio, quando conhecerão outras unidades da Secretaria de Saúde, bem como os hospitais de Praia Brava e a Santa Casa, além de realizarem a primeira reunião do contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
Equipe da Faculdade de Medicina visita o Hospital e UPA
Coordenadores da Estácio vieram ver de perto a realidade da saúde para a implantação do curso na cidade