A administração pública municipal vem demonstrando na prática que a prioridade dada pelo governo é a saúde pública. Mesmo durante o feriado de carnaval, as obras da UPA da Japuíba estão indo “de vento em popa”. A expectativa é que a unidade volte a funcionar no dia 1º de maio, para atender exclusivamente o público infantil. Vale ressaltar que esta fase da reforma está sendo feita com recursos próprios da Prefeitura.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através das Superintendências de Serviço Público e Parques e Jardins, concentra forças na obra da unidade para adiantar os serviços, aproveitando a mão de obra da empresa Matos Teixeira, que não precisa parar hoje (27) e quarta-feira à tarde, por não serem feriados. “Vamos aproveitar o embalo e manter este ritmo na quinta e sexta-feira desta semana”, afirmou Alexandre Giovanetti, secretário da pasta.
Ainda segundo Giovanetti, somente na segunda de carnaval e na quarta-feira de cinzas estão mobilizadas mais de 80 pessoas em atividades diversas que englobam o aterro de toda a área da unidade e a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
-- Nosso compromisso é entregar esta primeira fase até 17/03, para depois entrar a Eletronuclear instalando o piso, e na terceira etapa, a Secretaria de Saúde mobilizando e equipando a UPA, mas acho que iremos entregar até antes disso, - disse Giovanetti.
A Upa funcionará para atendimento de emergência e urgência pediátrica, inclusive casos mais graves que necessitem de um suporte mais avançado. Além de pediatria e odontopediatria, a unidade contará ainda com sala de medicação e nebulização, exames laboratoriais e de raio-x, salas vermelha e amarela para acompanhamento de pacientes mais graves, entre outros.
Obras da UPA a todo vapor
Mesmo durante o período de festa, a reforma foi reforçada na segunda de carnaval e na quarta-feira de cinzas