O grupo Abadá-Capoeira realizou nesta terça-feira, dia 21, uma mobilização na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), referente à campanha “Doe sangue, salve vidas”, que visa captar doadores de sangue para o Hemonúcleo da Costa Verde. A campanha do Abadá-Capoeira, conta com a colaboração da Prefeitura de Angra e termina nesta sexta-feira, dia 24. O vice-prefeito Manoel Parente participou da ação e também conversou com moradores sobre problemas da cidade e propostas da atual gestão. A tenda com material informativo da campanha fica no local até sexta.
O grupo Abadá-Capoeira, presente em todos os estados brasileiros e em 60 países, realiza campanhas diversas nos lugares onde possui representação: doação de sangue, agasalhos, conscientização ambiental, dentre outras. Em Angra, ela é feita tradicionalmente às vésperas do Carnaval.
– A campanha é feita nesta data porque no Carnaval a necessidade de sangue do estoque do hemonúcleo aumenta. Bom seria se não precisasse, mas normalmente a procura por sangue é maior – explica o professor Arisco, organizador da ação. – A ideia da campanha surgiu no Rio, com o mestre Camisa, que é presidente e fundador do Abadá-Capoeira, quando, por causa de um problema com um familiar, ele precisou arranjar doadores de sangue. Depois disso, a campanha passou a ser feita todos os anos – relembra Arisco.
Na praça, membros do Abadá-Capoeira distribuíram material de divulgação e conscientizaram sobre a importância da doação, que ajuda a salvar vidas. O Hemonúcleo está funcionando no Hospital Geral da Japuíba (HGJ), na rua Japoranga, 1.700. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Quem doar até esta sexta recebe uma camisa da campanha. O telefone do Hemonúcleo é (24) 3369-6133. O e-mail é hemoncv@angra.rj.gov.br.
Nesta quarta-feira, dia 22, durante a manhã, integrantes do Abadá-Capoeira vão fazer mais uma mobilização da campanha, na Japuíba, nas imediações do HGJ. No sábado, a partir das 10h, o grupo realiza uma roda de capoeira, com direito a corte de bolo, na praça Codrato de Vilhena, celebrando mais uma edição da campanha.
REQUISITOS PARA DOAR SANGUE:
Trazer documento de identidade com foto;
Estar bem de saúde;
Pesar mais de 50kg;
Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos somente acompanhado do responsável);
Não é necessário estar em jejum. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
Não ser usuário de drogas;
Não estar grávida e nem amamentando;
Não ter múltiplos parceiros sexuais ou parceiros em situação de DST e aids;
CUIDADOS APÓS A DOAÇÃO DE SANGUE:
Procure se alimentar bem e ingerir bastante líquido após a doação;
Aguarde cerca de 15 minutos na unidade após o término da coleta;
Evite bebidas alcoólicas nas próximas 12 horas;
Evite fumar na hora seguinte à doação;
Não faça força com o braço puncionado após a doação;
Evite praticar esportes, trabalhos pesados e atividades de risco nas 24 horas seguintes à doação de sangue;
Se sentir fraqueza ou tontura, deite-se com os pés elevados.