Prefeitura negocia financiamento para saneamento da Japuíba

Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental avalia investimento de R$ 225 milhões para obras de saneamento de um dos bairros mais populosos de Angra

Quarta-Feira, 04/12/2024 | Secretaria de Planejamento e Gestão .

A Prefeitura de Angra dos Reis avançou as tratativas, iniciadas pelo prefeito eleito, Cláudio Ferreti, para viabilizar o investimento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o projeto de saneamento da Japuíba. Durante uma reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira (3/12), com o secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, foi avaliada a possibilidade de um investimento de R$ 225 milhões para a execução da obra, que tem potencial para melhorar a qualidade de vida de quem vive em um dos bairros mais populosos da cidade.

Com uma contrapartida de 5% para o município, caso seja aprovado, o financiamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.

- Estamos mais uma vez em Brasília buscando parcerias e investimentos para Angra dos Reis. Da última vez em que estivemos aqui, discutimos com outros ministérios e órgãos a necessidade de investimentos para ampliação e melhoria dos serviços de tratamento de esgoto, agora demos um passo importante para que o sistema da cidade evolua – afirmou André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias.

A Prefeitura vai reunir a documentação necessária para apresentar à Secretaria Nacional de Saneamento até fevereiro de 2025. O próximo passo é negociar com a Caixa Econômica a possibilidade do financiamento do projeto para, após aprovação, iniciar o processo de licitação, que será executado pela próxima gestão.

- É uma obra de impacto social muito grande, que reverte para o lado ambiental - afirma Felipe Larrosa, presidente do SAAE.

Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, o procurador do município, Erick Halpern, e Rodrigo Gouvea, convidado para assumir a pasta de Parcerias e Inovação Tecnológica na nova gestão.