Angra assina ordens de serviços para início de obras

Mirante da Praia das Gordas e o Cais dos Pescadores terão mudanças para ampliação, revitalização, acessibilidade e ordenamento dos espaços

Segunda-Feira, 11/03/2024 | Secretaria de Planejamento e Gestão .

Essa segunda-feira, 11 de março, foi marcado por um momento muito especial e aguardado. No Salão Nobre da Prefeitura de Angra dos Reis foi assinada hoje a ordem de serviço para a ampliação do mirante da Praia das Gordas e a revitalização do histórico Cais dos Pescadores, em Angra dos Reis. A cerimônia de assinatura, que contou com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade e marcou o início de um projeto que visa não só melhorar as condições estruturais desses pontos turísticos emblemáticos, mas também impulsionar o turismo e gerar novas oportunidades para os moradores da cidade.

- São dois projetos muito importantes para a cidade. O mirante da Praia das Gordas já teve uma entrega que possibilitou que as pessoas pudessem contemplar da melhor forma toda a beleza que existe naquela região. Agora, vamos ampliar esse espaço, um projeto antigo que já existia no município e vamos tirar do papel juntamente com esse grande avanço que será a revitalização e ordenamento do Cais dos Pescadores para gerar mais serviços e principalmente uma integração maior nesse espaço que é fundamental para a economia da cidade – explicou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.

O Mirante da Praia das Gordas, inaugurado em janeiro já é um ponto turístico da cidade. Conhecido por sua deslumbrante vista panorâmica da Baía de Angra, receberá agora uma ampliação que permitirá uma experiência ainda mais imersiva para os visitantes. Com investimentos em infraestrutura e acessibilidade, o objetivo é transformar o mirante em um ponto de referência não apenas para os turistas, mas também para os moradores locais, que poderão desfrutar de momentos de lazer e contemplação em um ambiente revitalizado.

Já o Cais dos Pescadores, que há décadas desempenha um papel fundamental na economia e na identidade cultural de Angra dos Reis, passará por um processo de revitalização e ordenamento. Além de melhorias na estrutura física, o projeto inclui a modernização dos equipamentos de apoio à pesca, a implementação de medidas de segurança e preservação ambiental, e a criação de espaços multifuncionais que promovam a interação entre pescadores, turistas e a comunidade local.

Para o prefeito de Angra dos Reis, essa iniciativa representa um ponto marcante na história do município.

- Estamos dando um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável de Angra dos Reis. A ampliação do Mirante da Praia das Gordas e a revitalização do Cais dos Pescadores não só valorizarão nossos recursos naturais e culturais, mas também contribuirão para a geração de emprego e renda, o fortalecimento do turismo e a melhoria da qualidade de vida de nossa população – reforçou o prefeito, Fernando Jordão.

O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Angra dos Reis com investimento do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo que juntos demonstrando o compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio histórico e natural da região.