O município de Angra dos Reis foi finalista nesta semana na edição 2023 do prêmio Band Cidades Excelentes. O objetivo da iniciativa é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública nos municípios brasileiros. A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira à tarde, dia 6, no auditório da Fecomércio/RJ, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Parcerias, André Pimenta. O prêmio é realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila.
Todos os municípios do estado participam automaticamente do prêmio, que acontece anualmente, e os realizadores escolhem os melhores para serem finalistas. Angra foi finalista na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, juntamente com Macaé e Niterói. O prêmio ficou com Niterói.
O reconhecimento de Angra como um dos três melhores municípios do estado em Governança, Eficiência e Transparência foi por conta de indicadores e ações administrativas, como o respeito ao percentual de gasto com folha de pagamento; a prestação de contas de 2022, que teve pouquíssimas ressalvas feitas pelo TCE; a nota máxima (“triplo A”) de Angra no Capag, o que atesta o município como bom pagador e demonstra sua capacidade de endividamento; além do geoprocessamento, por meio do qual Angra obtém e administra informações precisas sobre sua administração pública e seu espaço territorial, seguindo tendência geral de modernização das gestões municipais.
– Esse reconhecimento se dá em função de um trabalho conjunto, em especial, pelas secretarias meios, como Planejamento e Parcerias, Finanças, Controladoria-Geral e Procuradoria-Geral, com a coordenação do prefeito e da Secretaria de Governo, em um processo de governança da gestão do município – ressaltou André Pimenta.
A cerimônia de premiação do Band Cidades Excelentes será transmitida pela Band RJ no dia 19 deste mês. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas em: https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/