Prefeitura e quilombolas debatem ações no Bracuí

Governo municipal ouve moradores do Quilombo de Santa Rita e presta contas das ações realizadas na localidade

Sexta-Feira, 15/03/2024 | Secretaria de Proteção e Defesa Civil .

Com o objetivo de ouvir as demandas e anseios dos moradores do Quilombo de Santa Rita do Bracuí e de prestar contas sobre as intervenções realizadas em todo o bairro, principalmente sobre as obras emergenciais após as chuvas que assolaram a comunidade em dezembro de 2023, representantes da Prefeitura de Angra participaram de um bate-papo com a comunidade quilombola.

O encontro aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira (14), na Igreja de Santa Rita. Representantes das Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Infraestrutura e Obras Públicas, Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Agricultura, Aquicultura e Pesca e da Secretaria Executiva de Serviços Públicos participaram da conversa, que abriu espaço para todos que desejaram falar.

– A pedido da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracuí, viemos até aqui para sondar as demandas e os anseios dos moradores, para atender a todos da melhor maneira possível – explica o secretário de Defesa Civil, Fábio Jr.

Foram esclarecidas dúvidas sobre as obras emergenciais que estão sendo efetuadas no Bracuí em relação às chuvas – recuperação de estradas, conserto de pontes danificadas e construção de contenções, entre outras –, Cartão Recomeçar – benefício concedido pelo estado –, atuação e funcionamento do CRAS Móvel e sobre a doação de sementes aos moradores do quilombo que tiveram suas hortas e roças danificadas pelas chuvas. A reunião terminou perto das 21h, com opiniões satisfatórias de todos os lados envolvidos no evento.

– Achei a conversa maravilhosa. A população daqui estava com esse anseio de ter as suas dúvidas respondidas, e foi muito bom poder esclarecer os assuntos com a presença dos representantes da Prefeitura – informa a aposentada Marilda de Souza, de 61 anos, moradora do Quilombo Santa Rita do Bracuí.