Treinamento de comunicação em emergência nuclear

Prefeitura e demais órgãos do plano de emergência participam de media training, com foco na informação ao público em gerenciamento de crise

Quinta-Feira, 27/07/2023 | Secretaria de Proteção e Defesa Civil .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Comunicação e da Defesa Civil do município, participou na quarta-feira, dia 26, de um exercício de comunicação como parte integrante das ações de emergência nuclear. A atividade foi realizada na sede do Centro de Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), no Shopping Piratas, coordenada pela equipe de Comunicação da Marinha do Brasil. Além da Prefeitura, representantes da Eletronuclear e da Defesa Civil do Estado do RJ também participaram.

O treinamento se concentrou em ações de media training, que é a preparação de profissionais para atuar como porta-vozes de organizações, no relacionamento com a mídia em geral. O conteúdo foi ministrado pela capitã-tenente e jornalista da Marinha, Vanessa Rosana, incluindo dicas importantes tanto para os representantes das instituições levarem em conta na hora do trato com a mídia, quanto para os profissionais de comunicação dessas instituições atuarem na mediação entre as mesmas e a mídia.

A parte teórica, durante a manhã, incluiu o papel do assessor de imprensa, funcionamento da imprensa e suas características, critérios de noticiabilidade, diferentes tipos de mídia (rádio, jornal, TV, internet, revista...), diferentes tipos de entrevista (individual, coletiva, quebra-queixo...), como se portar em entrevistas, técnicas de pronunciamento, dentre outros pontos. Sempre com foco em como informar melhor o público em situações de gerenciamento de crise, como, por exemplo, em um caso de risco nuclear.

No período da tarde foi realizada a parte prática, que consistiu em uma simulação de entrevista coletiva, na qual integrantes da equipe de Comunicação da Marinha fizeram as vezes de jornalistas entrevistadores, formulando perguntas baseadas no cenário apresentado para o exercício. Como nos exercícios de emergência, a descrição de cenário prevê uma série de situações que podem pôr em risco a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e a população. Além de Vanessa Rosana, a equipe da Marinha foi composta por Leonardo Trindade, Hugo Boaventura, Flávia Duarte, Luciano Varejão e Roberto Oliveira.

Pela Prefeitura, participaram do treinamento a secretária executiva de Comunicação, Gerusa Guimarães; o assessor de Comunicação, Alexandre Campos; e o relações-públicas da Defesa Civil, Lauro Oliveira.

– Sabemos que a comunicação é prioridade quando se trata de emergência e atendimento à população. Por isso é tão importante aprimorarmos essa parte do plano de emergência – disse Lauro Oliveira.

O Exercício de Resposta à Emergência Nuclear será realizado no próximo mês de agosto, dias 15, 16 e 17. O objetivo da operação, que envolve entidades civis e militares, dentre elas a Prefeitura de Angra, é avaliar a eficácia dos planos de emergência, identificar pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos de atendimento a situações de emergência. Em anos ímpares, ocorrem os exercícios gerais, que treinam a estrutura de forma completa. Em anos pares, ocorrem os exercícios parciais, focados nos pontos onde são identificadas maiores necessidades de treinamento e aperfeiçoamento.