Angra apresenta case de sucesso de Iluminação Pública

Em evento no Palácio Guanabara, Prefeitura expôs experiência vivenciada após a implantação da PPP da Iluminação Pública

Quinta-Feira, 24/08/2023 | Secretaria de Obras Públicas e Habitação .

A Prefeitura de Angra dos Reis marcou presença no Fórum de Iluminação Pública e Eficiência Enérgica, na terça-feira, 22 de agosto, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O município foi representado pelos secretários de Planejamento e Parcerias, André Pimenta; e pelo de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro e continuou na quarta-feira. Seu objetivo foi discutir a iluminação pública em todo o estado, seu impacto na segurança, eficiência e sua economicidade. Na programação constavam apresentações de diversos cases de sucesso, como o de Angra dos Reis.

- O estado só tem seis contratos assinados de PPP (parceria público-privada) de Iluminação Pública e nós somos o modelo no Brasil com iluminação pública e receitas acessórias mais completo e inovador. O nosso projeto é referencial não só para o estado do Rio de Janeiro, mas para o país, pela quantidade de aplicações, equipamentos e serviços em cidade inteligente – explicou o secretário André Pimenta.

Na apresentação, o secretário de Planejamento, ao lado do diretor da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, informou que já são quase dois anos da implantação da PPP, e no projeto do município estão previstos mais de 23 mil pontos de iluminação em LED espalhados por todo o seu território. Está sendo gerada uma economia de R$ 6 milhões anuais aos cofres públicos com as receitas acessórias de cidade inteligente.

A parceria entre iluminação pública e cidade inteligente também foi ressaltada durante a apresentação. Estão sendo implantados: estacionamento rotativo; 15 praças com internet gratuita; 209 câmeras com videomonitoramento (com leitor facial); 44 câmeras de leitura de placa de veículos, 452 câmeras de segurança patrimonial, instaladas próximas às unidades de saúde, escolas, creches; 5 estações meteorológicas; 30 relógios digitais; 90 painéis digitais; 13 semáforos inteligentes; 8 lombadas eletrônicas; internet da prefeitura e 15 árvores de captação de energia solar para recarga.

- Angra dos Reis está na vanguarda dos projetos de modernização do parque de iluminação, poucos municípios no país conseguiram implantar esse novo modelo de negócio, agregando a parceria privada. Outros municípios ficaram muito entusiasmados com o modelo formatado aqui em Angra, que está servindo de exemplo para outros países, como é o caso da Itália – destacou o secretário Alan Bernardo.