Prefeitura investe em obras de infraestrutura no Belém

Ruas do bairro estão recebendo enrocamento, drenagem, pavimentação e iluminação em LED

Sexta-Feira, 12/05/2023 | Secretaria de Obras Públicas e Habitação .

Morador da Rua Nossa Senhora Aparecida, no Belém, há 12 anos, o aposentado Joaquim Belarmino dos Santos acompanha com atenção a obra que vem sendo realizada pela Prefeitura de Angra no seu bairro.

- Vai melhorar 100%, isso aqui era pura lama. A nossa expectativa é boa demais. Muita gente achava que não seria feito, e agora estou vendo que vai até o final – comemorou.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está realizando várias obras que vão melhorar a qualidade de vida da população nas ruas Espártacos, Nossa Senhora Aparecida, Hércules, Milton Silva e Glória. A previsão de conclusão é para julho deste ano.

Ao todo, serão 700 m de rede de drenagem, 5.935 m² de pavimentação em asfalto, 724 m² de calçada em concreto armado, 1.291 m de muro em enrocamento de pedra, 80 m de muro em alvenaria de pedra argamassada e 704 m de guarda-corpo.

As obras estão concentradas em dois pontos. Um deles fica nas proximidades da Rua Nossa Senhora Aparecida.

- Temos um canal que margeia a Rua Vivaldo Vaz, que ficou estrangulado em função de construções irregulares. Essa água fica confinada, e em dias de fortes chuvas, alguns imóveis sofrem com alagamento, por não ter por onde escoar. Em função disso, fizemos um extravasor que liga esse canal até o canal principal, que cruza todo o Belém – explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

Na Nossa Senhora está sendo realizado um enrocamento de pedras, drenagem e pavimentação. A via vai receber ainda iluminação em LED. Perto dali, na Rua Hércules, foi construída uma nova rede de drenagem e o meio-fio e a pavimentação foram refeitos. Já na Rua Milton Silva será dado prosseguimento ao enrocamento.

Essas melhorias vão minimizar os alagamentos e evitar com que os moradores tenham que pisar na lama. Pelo menos 400 famílias serão beneficiadas.

- Estou muito contente. Quando chovia, saíamos na lama e tínhamos que colocar uma bolsa de plástico nos pés. Chegando ao asfalto, colocávamos nossos sapatos. Agora isso vai acabar– afirmou a aposentada Maria Fernandes, moradora do bairro há 35 anos.

O outro ponto em que está ocorrendo intervenção é na Rua da Glória. Lá a prefeitura está construindo um muro de pedra argamassada de 40 m. O grande volume de água que desce da serra estava causando erosões, colocando em risco algumas casas. Essa água passa por uma galeria e desemboca no canal próximo à creche, que segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida.

- Com a chuvarada, perdemos muita terra do quintal, que foi descendo. Estou muito feliz, não vejo a hora de estar tudo pronto. É mais segurança para a gente. Assim que der, vamos voltar com a plantação – afirmou dona Maria José da Conceição Carvalho.