Drenagem e pavimentação em mais de 40 ruas de Angra

Intervenções já estão sendo realizadas nos bairros do Belém, Água Santa, Grataú, Santa Rita II e Ribeira, e serão expandidas para outras localidades

Terça-Feira, 15/03/2022 | Secretaria de Obras Públicas e Habitação .

Com o objetivo de melhorar cada vez a estrutura da cidade, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas segue com o planejamento de intervenções em diversas localidades. A drenagem e pavimentação das ruas são os principais focos das ações, que já estão ocorrendo nos bairros do Belém, Grataú, Água Santa, Santa Rita II e Ribeira.

No Belém são 12 ruas recebendo melhorias: Santa Matilde, São Pedro, Santa Rita, Videira, Maria de Nazaré, Santa Clara, Monte das Oliveira, Galileia, Gálatas, Santa Margarida, Santo Cristo e Santo Expedido. As vias, que somam uma área de 6.700 m2, estão sendo manilhadas e também receberão asfaltamento, meios-fios, pintura etc.

- Essa obra vai evitar alagamentos, poeira, lama, uma série de problemas que existem lá hoje. O bairro ficará mais organizado, já que uma série de benefícios virá acoplada, como distribuição de água potável e melhoria na iluminação pública com a instalação de lâmpadas de LED – explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas.

Cerca de 50 famílias, na área próxima ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jovino Rodrigues da Silva, serão beneficiadas com essas intervenções, que têm previsão de conclusão para maio deste ano.

No Grataú, a Rua Júlio Conceição está sendo drenada e pavimentada. Serão 125 metros de drenagem, 718 metros de sarjeta e meio-fio e 2.406 m2 de pavimentação asfáltica. A obra teve início em fevereiro, e a previsão é de que seja concluída em abril.

- A rua é de barro, estreita, com muita lama. Com essa obra, vai melhorar bastante, facilitar nossa chegada e saída de casa. Também valoriza mais nossos imóveis, vai ficar uma maravilha. É um benefício para os moradores – comemorou um morador do Grataú há 26 anos.

Na Água Santa, a Rua Maria Leonores de Lurdes está sendo contemplada com a drenagem e a pavimentação. De sarjeta e meio-fio, serão 170 metros. Já de drenagem, vão ser 213 metros e de pavimentação asfáltica 755 m2.

- A drenagem e pavimentação desta via vão interligar a Rua da Paz até a Leontino Antônio de Souza. Teremos ainda a canalização de curso de água que passa na lateral do campo de futebol indo até a rodovia Rio-Santos – detalhou o secretário.

No bairro de Santa Rita II, os trabalhos estão próximos do fim, segundo o cronograma estabelecido pelo governo municipal. Dezessete ruas estão recebendo drenagem e pavimentação, totalizando 11.000 m2 de pavimentação; 3.161 metros de meio-fio e 2.800 metros de drenagem.

- Moro aqui há 40 anos, e para a gente essas obras são uma maravilha, pois não teremos mais que pisar na lama em tempo de chuva. Só podemos agradecer ao prefeito por essa bênção – disse o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Rita II.

Doze vias da Ribeira também estão sendo beneficiadas, com asfaltamento, recapeamento, meios-fios, pintura etc. A previsão de conclusão é ainda para este mês.

As ruas contempladas são Ilha dos Coqueiros, da Gipoia, de Paquetá, do Sandri, das Flechas, da Samambaia, da Botina, da Madeira, do Arroz, Itanhangá e Ilha Grande, além da travessa Ilha dos Coqueiros. Somadas, essas vias totalizam aproximadamente 17 mil m2.

Quanto à drenagem, o principal objetivo é melhorar o escoamento das águas das chuvas e de rios, pois as ruas vinham sofrendo com alagamentos ocasionais, principalmente em períodos de maré cheia.