Avenida Ayrton Senna ganhará quatro pistas

Projeto da duplicação da pista atingirá todo o trecho da avenida até a entrada do bairro Marinas

Quinta-Feira, 09/03/2017 | Secretaria de Obras Públicas e Habitação .

O prefeito Fernando Jordão retomou em janeiro, quando reassumiu a prefeitura da cidade, o seu projeto iniciado quando foi prefeito, de 2001 a 2008, de integração viária, com o início dos trabalhos para realizar a tão sonhada duplicação da Avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil, responsável por engarrafamentos de veículos no centro, principalmente nos horários de pico, como no início do dia e no final do expediente de trabalho. Esta semana, começaram as atividades de topografia da via. Paralelo a isso, também já está pronto o projeto de engenharia e está em andamento os preparos para o material técnico, que irá embasar a licitação da obra. A expectativa de início da obra é de junho deste ano.

O prefeito adotou a tática de unir forças para romper todas as barreiras para esta obra. Já se reuniu com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com o INEA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Ferrovia Centro Atlântica – FCA, sem contar nas reuniões internas, que resultou na criação de um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de Planejamento, de Desenvolvimento Urbano, Executiva de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. A equipe já se movimentou, se reunindo com os órgãos competentes e providenciando o andamento de todos os trâmites para equacionar os problemas. Toda a obra deverá ficar em torno de R$ 4 milhões e será realizada, a princípio, com recursos dos cofres públicos do município.

Fernando Jordão quer prioridade nesta obra e não quer apenas da Avenida Ayrton Sena, mas em todo o trecho até a entrada do bairro Marinas, próxima à Rodovia Rio-Santos. O grupo também resolveu não esperar o processo de desapropriação das residências localizadas próximas ao clube Aquidabã e vai fazer a ampliação da pista por trás dos prédios. Serão criadas mais duas pistas na Avenida Ayrton Senna, totalizando quatro, sendo duas em um sentido e duas no sentido contrário. A Avenida Caravelas, da Rodoviária, também sofrerá reforma, ganhando ciclovia e pista para caminhar, ampliando o projeto Caminhar é Saúde, iniciado em sua gestão anterior, quando foi prefeito por dois mandatos consecutivos. O Iate Clube Aquidabã perderá cerca de 9 metros e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Praia da Chácara, será deslocada de lugar para abrigar a nova avenida, que é a entrada principal da cidade. A entrada do Marinas também sofrerá mudanças para sua melhoria. “A gente quer que as pessoas que chagam, saibam que estão em Angra dos Reis”, disse a secretária Executiva de Obras, Luciene Jordão Rabha.