Durante esta quinta-feira, 4 de janeiro, equipes da Prefeitura de Angra dos Reis atuaram para atender as demandas dos moradores afetados pela chuva que atingiu o bairro no fim da tarde de ontem (3). Segundo a Defesa Civil Municipal, o aumento repentino do volume de água do rio da localidade foi ocasionado por um núcleo de chuva no município de Bananal (SP).
O SAAE enviou onze caminhões-pipa para o bairro, com o objetivo de abastecer as casas afetadas pela falta de água em decorrência da chuva. Além do abastecimento, a autarquia realizou a distribuição de garrafas de água mineral para a população. A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio do Serviço Público, também esteve presente com equipes realizando a limpeza e desobstrução da Estrada Beira-Rio.
Na próxima segunda-feira, dia 8, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do município inicia o trabalho de enrocamento, drenagem pluvial da estrada e regularização de pavimento ao longo de dois quilômetros de via. A previsão é que a ação, custeada 100% pela Prefeitura, seja concluída em quatro meses.
DEFESA CIVIL
De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de desabrigados ou desalojados. Cerca de 50 residências foram atingidas sem gravidade pelo transbordo do rio, sendo que parte delas já estava interditada por conta das chuvas do dia 8 de dezembro de 2023.
Em Angra dos Reis, mais de 40 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.