Os alagamentos que afligiam os moradores da Vila Histórica de Mambucaba agora vão fazer parte do passado. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, iniciou nesta semana as obras de drenagem e pavimentação envolvendo as ruas Godofredo Domingos e a das Flores, principal via de acesso ao bairro.
Na Vila Histórica de Mambucaba existia uma galeria de águas pluviais antiga, mas com o tempo várias residências foram construídas em cima dela, o que acabou atrapalhando o escoamento da água; desta forma, toda vez que chovia um pouco mais forte, parte do bairro acabava sendo inundado.
- Estamos construindo uma nova galeria pré-moldada com dimensões de 2m x 1,5m, vamos isolar a rede antiga e jogar essa nova pelo meio da rua. Iremos criar um extravasor pela rua interligando mais abaixo onde já tem uma galeria do mesmo porte e assim diminuiremos o impacto dos alagamentos – afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.
A obra tem prazo de quatro meses para ser concluída, mas a Secretaria de Obras pretende terminar a parte da galeria, que é mais complexa e envolve o fechamento da via, nos próximos 20 dias. Os demais serviços, como a construção das caixas e o asfaltamento, vão ser executados aos poucos, de forma a não prejudicar o fluxo dos moradores e turistas, que aumenta no final do ano.
- Essa obra vai ser de grande importância para a Vila Histórica de Mambucaba, principalmente para os moradores das ruas das Flores e Godofredo Domingos, que vêm sofrendo ao longo dos anos com enchentes, a ponto de perder móveis e eletromésticos. Mas agora tenho certeza de que as obras vão sanar esses problemas. Temos muito que agradecer à Prefeitura – disse o eletricista Agnelo Alves de Carvalho.
MAIS DRENAGENS E PAVIMENTAÇÕES
Outra frente de trabalho da Secretaria de Obras está sendo em Jacuecanga, mais precisamente na Rua José Rodrigues Soares. A via está recebendo drenagem, contenção do canal e pavimentação. São 44 metros de drenagem; 392,52 m³ de enrocamento de pedra; 102,06 m³ de muro de pedra argamassada e 582,13 m² de pavimentação.
O Camorim também recebe melhorias. A Travessa Benedita Pimenta Soares está sendo alargada e vai ganhar 151 metros de drenagem e 620,32 m² de pavimentação. Agora os moradores vão poder circular sem enfrentar lama nos dias de chuva e poeira em tempos de sol.