O prefeito de Angra dos Reis participou nesta sexta-feira, dia 8, das inaugurações de mais duas unidades policiais do município, cujas instalações foram disponibilizadas pela Prefeitura de Angra: o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Banqueta e a Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) do Camorim, ambos coordenados pelo 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Costa Verde.
O secretário de Segurança Pública do município, Douglas Ferreira Barbosa, também participou das inaugurações. As novas unidades se somam a outra instalação de segurança pública inaugurada nesta semana, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no Centro, e a tantas outras iniciativas da atual gestão municipal voltadas para o setor.
– Estamos muito felizes com a parceria e com o trabalho da segurança pública do governo do estado em Angra dos Reis, pela paz da comunidade e de todo o município. É um trabalho importante, que tem possibilitado a redução de índices de criminalidade – ressaltou o prefeito de Angra, na Banqueta, na primeira inauguração do dia.
O DPO da Banqueta funciona ao lado da Estratégia de Saúde da Família (ESF) local e da Escola Municipal Venera Sílvia de Aguiar. A instalação do DPO foi construído pela Prefeitura de Angra inicialmente para utilização na área de Saúde, mas, após avaliações, decidiu-se por sua utilização na segurança pública, cedida para a Polícia Militar. As secretarias municipais de Segurança Pública e de Infraestrutura e Obras Públicas procederam com as adaptações para o início dos trabalhos da PM.
Além da inauguração da unidade, a cerimônia marcou a entrega de um veículo blindado para transporte de tropas, uma van para atividades auxiliares, seis motocicletas (duas delas para Paraty) e três quadriciclos. O trabalho da PM na unidade se iniciou há cerca de dois meses. O efetivo diário no local é de, no mínimo, sete policiais. Da nova unidade da Banqueta partem operações de patrulha escolar, patrulha da Maria da Penha e radiopatrulha.
O secretário de Estado de Polícia Militar, cel. Luiz Henrique Marinho Pires, e o comandante do 33º BPM, Jeferson Lourenço Bartalo, participaram da cerimônia. Os representantes da PM destacaram a importância da parceiria entre as três esferas – federal, estadual e municipal – nos esforços de segurança pública para a paz e ordenamento no município (a Marinha cedeu mobiliário e utensílios de uso diário para as novas unidades policiais).
No Camorim, a nova instalação da 3ª UPP de Angra dos Reis também foi disponibilizada pela Prefeitura, e a PM iniciou a utilização do espaço há aproximadamente dois meses. O bairro já possuia UPP, mas a antiga instalação já não atendia adequadamente a tropa. O efetivo diário no Camorim será de, pelo menos, 13 policiais.
As autoridades da PM citaram números de redução da criminalidade: a região (Angra, Paraty e Mangaratiba) está há seis meses sem registro de roubo de cargas e, nos últimos seis dias, não houve registro de roubo de veículos. Desde o início dos trabalhos nas novas unidades, foram 21 armas apreendidas e 68 pessoas autuadas, por diversos motivos, nas operações policiais.
As inaugurações contaram com a participação de representantes da Prefeitura de Angra, como secretários municipais, da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado (membros da Polícia Militar e Polícia Civil), da Marinha do Brasil, da Polícia Federal, da Prefeitura de Paraty, líderes comunitários e de projetos sociais, deputados estadual e federal e vereadores de Angra.
As inaugurações da semana se juntam a outras, também voltadas para o reforço da segurança pública e viabilizadas pela atual gestão municipal, como a 1ª Companhia dos Morros, no Morro da Caixa D’Água; a projeção da 166º DP de Angra, na Vila do Abraão, e o DPO do Provetá (ambos na Ilha Grande); a delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Camorim; dentre outras. O próximo bairro a receber nova unidade policial com a parceria da Prefeitura é o Areal. O anúncio foi feito pelo prefeito.
Além do investimento em instalações de unidades policiais, as ações da Prefeitura na segurança pública incluem outras iniciativas, como o aumento do efetivo policial por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), investimentos em salas e câmeras de monitoramento, parceria com o Disque Denúncia, etc.