Falta pouco para a finalização das obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna e adequação viária da Avenida Caravelas. No momento alguns detalhes estão sendo executados, como a urbanização dos canteiros e a construção das calçadas no trecho próximo ao shopping. A previsão é de que o projeto,que vai garantir uma melhor mobilidade urbana para os moradores e turistas que visitam a cidade,seja inaugurado oficialmente até a segunda quinzena de dezembro.
No final de outubro, a Prefeitura de Angra chegou a um consenso com os proprietários das cinco casas localizadas em frente ao Iate Clube Aquidabã e ocorreram as demolições dos imóveis. O acordo foi fechado após ser movida uma ação judicial de indenização das benfeitorias.
Essa ação viabilizou o avanço desta que é uma importante obra de infraestrutura, que será responsável por garantir um trânsito mais fluído, sem os antigos gargalos nas horas de maior movimento. No local onde ficavam as casas, a princípio será feita uma urbanização com paisagismo e, futuramente, o alargamento da pista e a instalação de um trevo de retorno, além do complemento da ciclovia.
Dividida em três etapas, o “trecho 1” da obra foi o recapeamento da Avenida Ayrton Senna, na pista marginal à Praia do Anil. Depois de receber autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), a Prefeitura de Angra deu início ao “trecho 2” das obras. Em um espaço de cerca de 80 metros de extensão, que vai do quiosque da Praia do Anil, próximo à entrada do Aquidabã, até a rodoviária, ocorreu a construção de uma nova via e a desapropriação e demolição das casas.
No chamado “trecho 3” que começa na rodoviária e vai até a entrada do bairro Marinas, ocorreram alargamento da via, remodelação dos trevos, construção de ciclovias e uma obra de contenção de encostas, com cortina atirantada, próximo ao shopping.
De cara nova, a entrada da cidade já se mostra mais moderna, segura e sustentável, com iluminação de LED, entre outras melhorias voltadas à população.