A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, está revitalizando monumentos históricos para mantê-los atraentes para os moradores, visitantes e acessíveis para os funcionários. O “Conservando o Patrimônio” é um projeto contínuo e acontece desde junho deste ano, com reformas em pintura e obras nos locais, e também na revitalização da iluminação dos monumentos e prédios históricos. O Convento de São Bernardino de Sena, a Bica da Carioca, o Mercado Redondo e as Igrejas da Lapa, de Santa Luzia e da Matriz são alguns dos patrimônios beneficiados pelas ações do projeto.
Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio, já houve ações na Igreja do Carmo e elas voltarão a ter continuidade em breve, para o término da revitalização. Na próxima semana terão início os trabalhos no prédio onde fica a TurisAngra, e a intenção é terminar a revitalização de monumentos do Centro e ir para outros bairros. Vila Histórica, Ponta Leste e Ilha Grande são localidades que estão nos planos para serem contempladas pelo Conservando o Patrimônio.
Há uma equipe especificamente para executar as revitalizações, mas alguns monumentos contam com parcerias de outras Secretarias, como é o caso do Centro Cultural Theóphilo Massad, que foi revitalizado com o apóio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, da Secretaria Executiva de Obras, Parques e Jardins. A Prefeitura de Angra vai tratar o Patrimônio Histórico com toda a atenção que ele precisa.
Conservando o patrimônio histórico
Desde junho diversos monumentos foram revitalizados em Angra. O projeto é uma forma de valorizar os prédios, monumentos e igrejas históricas da cidade