Angra dos Reis ganhou nesta sexta (26), uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil, a UPA Agda Maria, a terceira específica para crianças no Brasil. Com capacidade para atender diariamente cerca de 250 pessoas, a unidade foi inaugurada em clima de festa e começou a funcionar logo depois da cerimônia. A rua em frente ao estacionamento, que faz parte da obra de recuperação do prédio feita pelo governo municipal, com a ajuda da Eletronuclear, ficou lotada de moradores, servidores da prefeitura e autoridades. A instalação deste equipamento na cidade é uma parceria com os governos Federal e Estadual e é um compromisso cumprido do prefeito com a população.
O prefeito Fernando Jordão, em seu discurso, lembrou que antes de assumir o seu mandato, após a eleição, ficou sabendo que o repasse de R$ 500 mil da UPA ia ser cancelado já que a unidade em Angra estava fechada. Ele e seu secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa foram até o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira – presente na inauguração – e conseguiram reverter a situação.
- Visitei a família da menina Agda Maria e assumi o compromisso de que a gente ia avançar na saúde e nós avançamos. Recebi a prefeitura com mais de R$ 500 milhões de dívidas, que é mais da metade de todo o orçamento do município e tive a coragem de enfrentar este desafio... Eu tive que escolher entre o Passageiro Cidadão e a Saúde, e eu escolhi a saúde, - comentou Fernando Jordão no discurso de abertura.
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio se mostrou um aliado de Angra dos Reis e prometeu fazer, junto com Fernando Jordão, uma revolução na saúde da cidade.
- Não será somente a UPA que inauguraremos aqui, mas muito mais, pois vamos fazer uma revolução na saúde desta cidade. Tenho certeza que nenhuma UPA nossa será tão elogiada como a de Angra dos Reis, pelo carinho que o Fernando Jordão tem demonstrado. Tenho orgulho de ser seu amigo, Fernando. – enfatizou Luiz Antônio.
O vice-prefeito Manoel Cruz Parente também se mostrou agradecido pelo resultado das boas parcerias conquistadas pelo governo e mandou um recado para quem duvidou da UPA Agda Maria:
- Algumas pessoas duvidaram que fôssemos reinaugurar a UPA, mas o Fernando Jordão não entregou só a UPA, mas a UPA Agda Maria, uma unidade de primeiro mundo. Quem se beneficiará com isso são as crianças e as famílias que serão tratadas com dignidade a partir de agora. – afirmou Parente.
O secretário de Saúde de Angra, o médico Gustavo Villa, foi muito elogiado por Fernando Jordão durante a fala do prefeito, pela luta dos últimos meses para a inauguração da UPA Infantil, e agradeceu durante a cerimônia a confiança do prefeito em seu trabalho.
- Sei da luta que o governo teve para tornar a UPA Infantil uma realidade, e sou grato ao prefeito pela confiança. Temos trabalhado muito para melhorar a saúde a cada dia, e isso de fato tem acontecido, diante dos problemas que encontramos. E vamos continuar empenhados em busca da qualidade de atendimento que a população merece - comentou o secretário.
A família da menina Adga, homenageada com o nome da UPA, também participou da cerimônia. O avô, Alfredo Barros, agradeceu o apoio da população na luta por melhorias na saúde e prometeu ao prefeito, ajudar na fiscalização do funcionamento da unidade.
- Vamos formar uma comissão (toda a família) com o aval do prefeito Fernando Jordão, com credencial e tudo, para acompanharmos o funcionamento desta UPA e vamos ajudar o governo fiscalizando e zelando pelo seu bom funcionamento, pois este UPA é de todos vocês, é da população. – declarou Alfredo Barros. A família da menina Agda Maria participou junto com o prefeito Fernando Jordão, com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, e com o secretário de Saúde de Angra, Gustavo Villa, do descerramento da placa de inauguração.
A inauguração da UPA contou com as presenças, além do secretário de Estado, do presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto; de todo secretariado do governo municipal; dos deputados federais Deley e Alexandre Serfiotis; do deputado estadual Gustavo Tutuca; dos prefeitos de Rio Claro, José Osmar de Almeida, e de Paraty, Casé; do superintendente Federal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Essiomar Gomes; dos vereadores de Angra Sargento Thimóteo, Kamu, Gedai, Jane Veiga, Titi Brasil, Helinho, Canindé, Luciana Valverde, Marcos Coelho, Marcos Santo Antônio, Flavinho, Léo Marmoraria e Jean Carlos; do vereador de Mangaratiba, Edu Jordão, entre outras autoridades da região. Representantes de associados de moradores também compareceram a inauguração.
UPA funcionará 24 horas
A UPA Agda Maria funcionará 24 horas por dia e será uma unidade de Pronto Atendimento. Tem 19 leitos (15 de observação e quatro de emergência); quatro salas de atendimento; uma de vacina; uma de regulação; outra de odontologia; de classificação de risco; uma sala de serviço social; um espaço para bebê (amamentação e troca de fralda); sala de curativo; sala de sutura; sala de raio-x; cinco banheiros para usuários; três banheiros de enfermagem; dois quartos individuais com banheiro. Além disso, contará ainda com uma sala equipada para atendimento semi-intensivo, exames laboratoriais e RX, entre outros.
UPA Infantil Agda Maria é inaugurada
Unidade com capacidade para 250 atendimentos diários é uma das prioridades do governo e promessa de campanha