Prefeitura se reúne com ENEL

Empresa apresentou as ações para a melhoria no fornecimento de energia elétrica na cidade. Algumas já estão sendo feitas

Sexta-Feira, 10/03/2017 | Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas .

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, das secretarias Executivas de Obras e Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE receberam, no Salão Nobre da Prefeitura ontem (9) pela manhã, um grupo de técnicos e diretores da Enel (antiga Ampla), que veio apresentar as ações em andamento para a melhoria do fornecimento de energia elétrica no continente e na Ilha Grande e também o planejamento de ações para implantação em médio prazo.
O responsável de engenharia, o italiano Luciano Setcia, compareceu acompanhado de uma equipe técnica e os secretários municipais, aproveitaram para cobrar uma solução para os diversos problemas ocorridos na cidade nos últimos dois meses, principalmente na interrupção de energia na Ilha Grande e na Estrada do Contorno, locais de maior índice de reclamações por parte dos consumidores. “Só no Carnaval, o lado leste da Ilha Grande ficou dois dias sem fornecimento de energia”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Giovanetti Lima. O grupo apresentou um levantamento feito pela empresa, que demonstra existir aproximadamente 60 árvores em risco de cair ou do tipo “árvore pioneira”, que são uma espécie que cresce rápido e tem um curto período de vida.
A equipe apresentou quatro operações, sendo duas para a Ilha Grande e duas para o Continente, mais especificamente na Garatucaia e na Japuíba, conforme a seguir:
Centro satélites: é uma espécie de unidade repetidora, que garantirá a qualidade da energia fornecida mesmo na localidade mais distante da subestação de distribuição. Serão dois “containers” que serão instalados um na Japuíba e outro na Garatucaia e, através de um cabo específico, dará a qualidade desejada ao consumidor. A Enel precisa de uma área de cerca de 25m² para a instalação deste container e a prefeitura está vendo esta questão para colaborar com a empresa nesta ação.
Subestação do Abraão: já está em andamento e funcionará à base de gerador, ou seja, em caso de falha no fornecimento de energia que é feito através dos cabos submarinos, a subestação entra em atividade, garantindo energia elétrica para a ilha. De acordo com Giovanetti, este projeto vai de encontro com as obras do Programa Federal de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, que está em andamento no Abraão, pois o fornecimento de água será feito na sua totalidade por bombas e a energia elétrica é fundamental para o sucesso deste programa.
Reforma de toda a rede de alimentação de energia da Ilha: a proposta é trocar todos os cabos de alimentação de energia por uma rede nova e mais moderna, que permitirá seu controle de forma remota (através de um computador) e com manobras, ou seja, se houver dano em alguma parte desta rede, será possível isolá-la para reparo futuro e continuar com o fornecimento de energia para outros pontos. Atualmente, qualquer problema na rede interrompe o fornecimento de energia em toda a Ilha Grande. Neste item, o engenheiro Setcia informou que a ENEl tem R$ 26 milhões disponíveis, mão de obra e equipamento, só dependendo dos licenciamentos ambientais por parte dos governos estadual e municipal e do Ministério Público, que tem uma liminar impedindo a obra. Este investimento é em médio prazo.
Os secretários da Prefeitura entendem que, uma vez que já existem os cabos e os postes instalados na Ilha, não faz sentido impedir sua manutenção ou troca por tecnologias mais modernas e eficazes. Por isso, vão unir forças para conseguir o mais rápido possível, resolver estes impasses. A Relações Públicas da empresa, Cláudia Guimarães, sugeriu ser criado um grupo do Whatsapp para que a resposta aos problemas sejam mais rápidas.