Obras do Condomínio Recomeçar foram iniciadas na Monsuaba

Ordem de início da construção do empreendimento foi assinada nesta quinta-feira, 7 de dezembro, por autoridades estaduais e municipais

Quinta-Feira, 07/12/2023 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

Os moradores da Monsuaba afetados pelo volume histórico de chuva registrado em abril de 2022, receberão novas e dignas moradias, que lhes garantirão o direito de recomeçar. Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Governador Cláudio Castro foi recebido em Angra dos Reis pelo prefeito Fernando Jordão. As autoridades assinaram a Ordem de Início da construção do Condomínio Recomeçar. A assinatura ocorreu no bairro, com a presença maciça dos moradores.

- Vai ser uma alegria muito grande ver o Estado e a Prefeitura entregarem esta obra que é tão esperada pela gente – disse dona Francisca Mariano, moradora da Monsuaba, que teve sua casa e três residências de filhos interditadas em função da chuva de abril de 2022.

A expectativa de Daniel Esteban também é grande para se mudar para a nova moradia com a sua família.

- Nossa casa foi interditada definitivamente, pois foi constatada uma movimentação de terra que a coloca em risco. Eu, minha esposa e nossos quatro filhos hoje vivemos com o aluguel social e estamos aguardando ansiosos pela nossa nova moradia, que nos dará a chance de recomeçar – frisou o argentino que revide há 9 anos na Ponta Leste.

Serão construídas 128 unidades, sendo 32 são destinadas às pessoas com deficiência (PCDs), em cinco blocos com quatro andares cada um. O acesso aos blocos será feito por rampas e as travessias elevadas vão interligar prédios, dando mais acessibilidade ao conjunto. Os apartamentos terão dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, totalizando 48,81m² de área útil. Ao longo do conjunto estão previstas 72 vagas de estacionamento para carros e 105 vagas para bicicletas.

- Estamos vendo uma importante obra de contenção pronta e estamos iniciando a construção deste condomínio. O secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, que está aqui conosco, disse que a obra fica pronta em 24 meses, mas eu pedi para que este prazo seja reduzido para 18 ou 20 meses. Quero voltar aqui e vir tomar um cafezinho na casa de cada um - destacou o governador Cláudio Castro, que determinou à empresa vencedora da licitação que sejam contratados trabalhadores locais para a obra.

O terreno foi cedido pela Prefeitura de Angra e conta com 13.290,81m². Quem desenvolveu o projeto, com investimento de R$ 31 milhões, foi a Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis). À Prefeitura caberá ainda a implementação de três espaços de lazer, sendo dois de recreação infantil e uma academia ao ar livre.

- Nós levamos a equipe da Prefeitura para conversar com o Governo do Estado. Expliquei ao governador que precisávamos de um projeto diferenciado aqui e a resposta dele foi: “faça o que tem que acontecer”. Esta é a terceira vez que o governador Cláudio Castro está presente na Monsuaba e nós somos muito gratos pela sua parceria com Angra dos Reis – frisou o prefeito Fernando Jordão.

A parceria do governador também foi destacada pelo secretário de Governo, Cláudio Ferreti.

- Sou servidor público há 38 anos e trabalhei na recuperação da cidade em vários acidentes naturais. Nunca tivemos um apoio tão grande do Governo do Estado. Agradeço a toda equipe da prefeitura, em especial à Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que atuou firme neste projeto – disse.

Participaram do ato diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Célia Jordão, secretários de estado e município e vereadores, como o presidente da Câmara, Rubinho Metalúrgico, Chapinha do Sindicato, Jane Veiga, Helinho, Charles Neves, Branco e Dudu do Turismo.