PCA ouve demandas dos moradores da Ilha Grande

Equipe do programa esteve durante três dias em contato com a população da Vila do Abraão

Quinta-Feira, 09/11/2023 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

A equipe do Programa Comunidades de Angra (PCA) desembarcou nesta semana na Ilha Grande. Durante três dias, os técnicos ouviram dos moradores da Vila do Abraão a real necessidade da localidade, com a missão de transformar a realidade por meio da execução de políticas públicas assertivas.

Na segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de novembro, o PCA ouviu 126 moradores que apresentaram 130 demandas de melhorias. Na noite dessa quarta-feira, dia 8, a população participou de uma reunião, na sede do INEA, e elencou como prioridades o saneamento básico; a reforma do posto de saúde; a necessidade de uma ambulancha fixa na vila; a atuação de médicos especialistas; a construção de uma nova escola municipal; melhoria na segurança pública; ações de educação ambiental; instalação de banheiros públicos; fiscalização de construção civil e o ordenamento turístico.

- A agenda do Programa Comunidades de Angra na Ilha Grande, nesse primeiro momento na comunidade da Vila do Abraão, foi muito importante. A atuação da equipe durante três dias na comunidade, conversando com o morador, dando voz a ele por meio de uma escuta espontânea, estreitou a relação da comunidade com a gestão municipal – avaliou o gestor do PCA, Heraldo França, explicando que a próxima etapa será uma reunião, com a participação de representantes das secretarias municipais, para a apresentação de um plano de ação da Prefeitura.

PROGRAMA COMUNIDADES DE ANGRA

O Comunidades de Angra surgiu em 2007, idealizado por Cláudio Ferreti, na época secretário de Obras, no segundo governo de Fernando Jordão. O programa retornou no início de julho deste ano, na estrutura da Secretaria de Governo. Sem orçamento próprio, o PCA conta com os recursos para a execução das obras previstas nos orçamentos das secretarias. A ideia é priorizar serviços e pequenas obras que causem impacto positivo na vida da comunidade.

O PCA é dividido em quatro fases: 1 - escuta das demandas para diagnóstico das necessidades do bairro; 2 – catalogação das demandas pela equipe do PCA; 3 – reunião para que os moradores elenquem as prioridades entre as demandas; e 4 – apresentação de um plano de ação da Prefeitura na comunidade.


PRÓXIMAS AGENDAS DO PCA

13 e 14 de novembro – 1ª fase do PCA no Morro da Cruz
9h30 às 15h30, próximo à E.M. Francisco Pereira Rocha

14 de novembro – 3ª fase do PCA na Banqueta
18h30, no Salão de Festa do Paraíba

16 de novembro - 3ª fase do PCA no Morro do Carmo
18h30, próximo à E.M. Regina Célia.