A Associação Pestalozzi de Angra dos Reis celebrou nesta sexta-feira, 25 de agosto, o seu 50º aniversário como instituição filantrópica sem fins lucrativos. A unidade atende atualmente a 360 usuários, entre crianças, jovens e adultos e dá a eles assistência nas áreas social e de saúde.
Para celebrar a data, a presidente, Eni Maria Santiago, a vice Ângela Maria de Moura Sena e diretores, todos voluntários, receberam os alunos, seus pais e familiares e convidados com um delicioso café da manhã. O prefeito Fernando Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, entre outros secretários, participaram do encontro e celebraram o aniversário da Pestalozzi. A deputada estadual, Célia Jordão, também esteve presente.
- Uma festa linda! A Pestalozzi tem na sua história pessoas abnegadas nas causas de assistência social a crianças, jovens e adultos. São 50 anos de personagens ícones e solidários como Dona Luiza, Eni, Ângela, Jô, Mariana, Inaura, uma equipe maravilhosa. E eu tive a oportunidade de, enquanto deputado federal, fazer uma emenda parlamentar de mais de R$ 1 milhão para a Pestalozzi, e a Prefeitura de Angra também ajuda muito a entidade. Estou muito feliz por estar presente aqui celebrando os 50 anos desta instituição – disse Fernando Jordão.
A Pestalozzi oferece aos seus assistidos atendimentos de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, educação física na saúde, além de atividades educacionais, com classes para a alfabetização, pré-escola, e atendimento especializado na maior parte voltado para o aprendizado nas questões pedagógicas.
- Devemos valorizar sempre a Pestalozzi e o trabalho de tanta gente voluntária, em prol de tantas pessoas que necessitam de assistência social e médica. Estou feliz por estar neste café da manhã celebrando os 50 anos de uma entidade tão importante para nossa cidade e para o angrense, que tem orgulho da Pestalozzi. A Prefeitura de Angra tem estado sempre ao lado da entidade, apoiando, e dando o suporte necessário para que os usuários tenham um atendimento de qualidade – disse Cláudio Ferreti.
A instituição também realiza oficinas de artesanato, confecção de lanternas marinhas em parceria com a Associação de Maricultores de Angra dos Reis. Além disso, as mães dos alunos são acolhidas em diversas atividades, como a oficina de mosaico, que foi recentemente implantada com o apoio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins. Elas recebem também assistência psicológica. A Prefeitura de Angra tem convênio com a Associação Pestalozzi de Angra dos Reis, por meio das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
- Nós, voluntários da Pestalozzi, sabemos da importância da associação para as crianças, jovens e adultos que são acolhidos aqui. O esforço é grande, mas é muito recompensador, pois sabemos que elas estão sendo assistidas com amor e muita dignidade. E ressalto a importante parceria da Prefeitura de Angra, e não canso de agradecer ao Fernando Jordão pela emenda parlamentar que ele fez para a Pestalozzi, quando foi deputado federal. Os recursos foram fundamentais para que tivéssemos uma estrutura adequada e de qualidade na nossa sede, proporcionando conforto e segurança para os nossos usuários – comentou a vice-presidente da entidade, Ângela Maria de Moura Sena.