O Programa Comunidades de Angra (PCA) chegou nesta semana a mais um bairro da cidade: a Porteira. Técnicos do programa ficarão na praça do bairro até esta terça-feira (15), das 9h30 às 15h30, para conversar com os moradores e coletar as principais reivindicações da comunidade. Melhorias na drenagem da rua Itaperuna e o aumento de ofertas de lazer às crianças foram algumas das demandas apresentadas pelos moradores da Porteira, no primeiro dia de funcionamento do PCA na Porteira.
– Começamos a semana na Porteira, onde estamos ouvindo as demandas, os anseios e as necessidades dos moradores. Estaremos aqui até amanhã, quarta-feira, das 9h30 às 15h30. Venha participar conosco e deixe sua demanda – disse a superintendente do programa, Marlene Ponciano.
Os moradores que desejam compartilhar suas ideias e demandas devem comparecer ao local e dialogar com a equipe do programa. Não é necessário agendamento prévio, pois o atendimento é efetuado por ordem de chegada. A ação é coordenada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais e tem como objetivo promover, expandir e solidificar o diálogo entre a sociedade civil e as autoridades públicas.
Nesta etapa inicial do programa é realizado um diagnóstico das necessidades locais baseado em conversas com moradores e líderes comunitários. Após esta etapa, as principais demandas serão compiladas e organizadas em um plano de ação que será adicionado ao cronograma de projetos e atividades a serem desenvolvidas pela administração municipal.
– Esse programa é uma atitude maravilhosa em que somos ouvidos de verdade. É importante que vocês venham aqui para entenderem o que o bairro está precisando. Está sendo nota mil, vocês estão de parabéns. Quem ainda não foi, compareça na praça da Porteira para conversar com a equipe do programa – afirmou Maria Aparecida de Paula, de 47 anos, moradora do bairro.
O Programa Comunidades Angra tem como objetivo capacitar as comunidades do município por meio do aprimoramento de políticas de bem-estar social e melhorias estruturais. Isso é efetivado por meio de um atendimento personalizado que amplia o senso de pertencimento e o vínculo entre a sociedade e seu bairro.
PROGRAMA COMUNIDADES DE ANGRA Cronograma – Segunda quinzena de agosto:
Dia: 14 e 15
Horário: 9h30 às 15h30
Visita – fase 1
Bairro: Porteira
Local: Praça da Porteira
Dia: 14
Horário: 18h30
Reunião – fase 3
Bairro: Enseada
Local: Escola M. Frei João Moreira
Dia: 16
Horário: 18h30
Reunião – fase 3
Bairro: Encruzo
Local: Comunidade Católica Bom Pastor
Dia: 16 a 18
Horários: 9h30 às 15h30
Visita – fase 1
Bairro: Camorim Pequeno
Local: Quadra do Camorim Pequeno
Dia: 18
Horário: 18h30
Reunião – fase 3
Bairro: Campo Belo
Local: Escola M. Mauro Sérgio da Cunha