Sábado, 8 de julho, foi dia de o 20º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande abrir espaço e direcionar os holofotes para músicos de diversas partes do país que vieram até Angra dos Reis defender suas composições e concorrer a quase R$ 20 mil em premiações. Neste ano, as mulheres mostraram toda a sua força e foram campeãs em todas as três categorias: Livre (Prêmio Maestro Galloway), Ecologia (Prêmio Marcelo Russo) e Melhor Intérprete.
Danielle Valente, de Mangaratiba, foi a grande vencedora do Tema Livre, com a música Sempre Axé. Ela levou para casa R$ 5.000 em prêmio, mas afirmou que sua maior vitória foi conseguir expor, por meio de suas canções, o que sente e pensa.
- Meu sentimento é de gratidão, porque todo artista tem que ir aonde o povo está. Eu não vim aqui para vencer o festival, vim para mostrar minha canção, minha ideologia – contou Danielle Valente.
Mantendo a hegemonia feminina, no tema Ecologia, Amanda Ayres venceu a competição com “Meu quintal”. Já Lorena Arruda foi considerada pelos jurados a melhor intérprete. Ela subiu ao palco montado à beira-mar na Vila do Abraão, na Ilha Grande, para defender a música “Tanta Questão”.
- A sensação é de felicidade. Esse é o primeiro festival de que a gente participa, e ganhar logo de primeira é muito bom. Obrigada a todo mundo da plateia que nos apoiou – agradeceu Amanda Ayres, moradora de Angra dos Reis.
No total, 12 canções participaram da disputa (houve duas desistências em cima da hora). Os vencedores foram escolhidos pelo trio de jurados formado por Edu Nascimento, coordenador da representação estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro; Sérgio Coelho, compositor, cantor, violinista e produtor musical há mais de 40 anos, e Alexandre Costa, músico angrense, estudante de música desde os cinco anos de idade.
- O festival este ano recebeu mais de 300 canções, e a qualidade e diversidade das músicas deram trabalho aos jurados. Não foi tarefa fácil escolher os vencedores entre tanta gente talentosa – destacou o secretário de Eventos, João Willy.
GEORGE ISRAEL E PAULO RICARDO
A programação do sábado seguiu com duas atrações que há muitos anos fazem sucesso no cenário do pop/rock brasileiro: George Israel e Paulo Ricardo. O show de George abriria a noite, mas foi transferido para depois da apresentação das canções que disputaram o prêmio do festival. No repertório do ex-saxofonista do Kid Abelha, é claro que não poderiam faltar os grandes sucessos da banda. Comemorando 40 anos de carreira, George Israel entregou ao público do festival um show alto astral e com bastante vibração. A energia era tão contagiante que o músico fez questão de cantar e tocar bem no meio da plateia.
Seguindo a vibe pop/rock, foi a vez de Paulo Ricardo subir ao palco e cantar sucessos que o consagraram como um dos astros do rock brasileiro. O cantor também homenageou outros grandes nomes do gênero musical, como Raul Seixas, Cazuza, e a banda Legião Urbana.
O show foi uma verdadeira viagem musical. Começou com duas das principais canções do RPM, Rádio Pirata e Loira Gelada, depois vieram outros sucessos em meio a um set acústico. O espetáculo terminou com o tema de abertura do programa de TV BBB, e para o bis o cantor escolheu a clássica Olhar 43.
- Angra dos Reis é um dos lugares mais lindos do mundo, tem uma natureza privilegiada que precisa ser conservada a qualquer custo, e a música é um veículo perfeito para amplificar essa causa. Por isso, é muito bom para nós participar, mostrando a nossa música no evento que também se associa à ideologia e à consciência – frisou o cantor, que ainda recebeu George Israel para uma música durante seu show.
A programação de sábado foi encerrada após a apresentação de Paulo Ricardo, quando foram anunciados os grandes vencedores do Festival. Neste domingo, 9 de julho, o evento segue com a tradicional Violada Caiçara, comandada por músicos da Ilha Grande, a partir das 21h.
INTEGRAÇÃO DE SECRETARIAS
O Festival de Música e Ecologia traz benefícios para várias áreas da cidade, além de oferecer cultura e lazer para os moradores, fomenta a economia local ao atrair visitantes para a Ilha Grande. E para que tudo saia na mesma perfeita ordem, é necessária a participação de outros setores do governo municipal, além da Secretaria de Eventos, e também de parceiros externos, como o Governo do Estado (Inea).
A Secretaria Executiva da Ilha Grande atuou dia e noite para manter a ordem no local. A TurisAngra esteve presente com um estande onde os turistas podiam obter informações sobre os atrativos oferecidos por Angra dos Reis e também apoiou o evento na parte do transporte marítimo.
O Serviço Público caprichou na limpeza, não deixou acumular lixo, e a Cultura cedeu a Casa de Cultura para ser a base dos músicos que concorriam no festival. A Secretaria de Parques e Jardins também deu a sua contribuição por meio de uma parceria com a Eletronuclear na confecção de uma canoa caiçara em exposição na entrada da área destinada ao festival.
Para gerenciar todas as equipes, o secretário de Governo, Cláudio Ferreti, esteve no Abraão e parabenizou todos os envolvidos na realização de mais esse evento.
- O Festival de Música e Ecologia é uma iniciativa muito importante, porque movimenta a economia, gera emprego, renda e oportunidades na Vila do Abraão e em toda a Ilha Grande, neste período considerado de baixa temporada. Além disso, valoriza o talento musical de artistas da terra e também de todo o país. Parabéns a todas as secretarias que, em um trabalho integrado, fizeram acontecer mais este grande evento na nossa cidade – afirmou Ferreti.