A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Inovação e Juventude (SEJIN), realizou, na tarde desta terça-feira (6), no CEA, a cerimônia de entrega dos primeiros 102 tablets com chips de internet para alunos da rede pública municipal de educação. Nesta primeira etapa, serão entregues 6 mil tablets para alunos do 5º e 9º ano, séries educacionais que realizam a Prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que afere o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
– Hoje, iniciamos a devolução dos tablets educacionais aos alunos da rede pública. Estamos em um ano de Ideb e por isso queremos motivar os alunos em busca da melhoria da qualidade de nossa rede. Os tablets retornam com novidades, como a conectividade à internet, para que os alunos possam ter maiores possibilidades de estudo. Os tablets agora contam com um aplicativo que proporciona maior segurança, impedindo o acesso à conteúdos impróprios, para manutenção da dignidade moral e física dos alunos. Com isso, os tablets estarão sempre focados no estudo – comentou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Inovação e Juventude.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Fernando Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o secretário de Educação, Inovação e Juventude, Paulo Fortunato, vereadores municipais, funcionários da SEJIN e crianças de 41 escolas municipais.
– Os tablets são ferramentas muito importantes para os estudos das crianças e adolescentes. A segurança que está sendo implantada neles este ano, por meio de um aplicativo, irá proporcionar maior controle, para um acesso somente a conteúdos pedagógicos. Tenho orgulho desses professores servidores que trabalham muito pelo avanço da educação no município. Com o uso dos tablets para fins pedagógicos, o futuro dessas crianças no mercado de trabalho será de maiores oportunidades – relatou Cláudio Ferreti.
Os tablets entregues aos alunos agora contam com chips de internet para usos com fins pedagógicos, como realizações de pesquisas e interatividades com jogos educativos. Outra novidade é o sistema que bloqueia sites e aplicativos que não possuem fins pedagógicos, o que proporciona maior segurança aos pais e alunos. Com esta ferramenta, será possível acompanhar o consumo de dados e de SMS, controlar o uso de aplicativos e sites, aplicar políticas de bloqueio e segurança e monitorar a localização dos dispositivos, primando pelo uso consciente da internet. O uso pedagógico dos tablets é um componente curricular de tecnologia e educação desenvolvido pela equipe da SEJIN.
– Junto com o Cartão Educação e o Saúde no Olhar, a entrega dos tablets educacionais é uma política pública que tenho muito orgulho de falar em todas as cidades que vou. Hoje, estamos entregando mais uma ferramenta tecnológica que irá potencializar o estudo de vocês, para que possam aprender ainda mais e melhor. Com essas inovações, queremos fazer com que a escola pública de Angra dos Reis seja tão boa quanto uma escola particular – disse Fernando Jordão às crianças presentes na cerimônia.
Desde 2022, o tablet educacional é uma ferramenta muito usada pelos alunos da rede pública municipal de Angra dos Reis para realização de estudos e pesquisas. Este ano, somente aplicativos e jogos educativos poderão ser baixados nas plataformas de download.
– O tablet está me auxiliando muito nos estudos. Com ele, eu posso fazer o dever de casa e tirar as minhas dúvidas de forma muita mais rápida. Eu gosto muito de alguns jogos que me ensinam a acentuar palavras, aprendo muito com eles. Estou muito feliz de ter o tablet de volta – contou Ana Djulia Alves Mendes, de 10 anos, aluna da turma 502 da Escola Municipal Regina Célia Monteiro Pereira.