A construção do Centro Educacional para Transtorno do Espectro do Autismo (Cetea) segue avançando. Há alguns dias, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, foi fiscalizar a obra, localizada no São Bento e que possui previsão de conclusão para o mês de agosto.
O prédio fica em uma área estratégica, em uma região central, o que facilita a locomoção das famílias que precisam de atendimento. Ele terá dois andares, fachada espelhada e está sendo construído em uma área de 403,06 m2.
O térreo contará com um salão comunitário de 90 metros, banheiros, recepção e sala da administração, e no segundo pavimento ficarão as 12 salas de atendimento, três sanitários, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, e uma copa.
- A obra está bem avançada, estamos indo para a segunda laje. O prédio tem total acessibilidade, possui elevador e banheiro adaptado. Isso tudo vai proporcionar um atendimento mais humanizado às crianças e seus familiares – destacou o secretário.
O Cetea vai acolher pessoas com transtorno do espectro autista, desenvolvendo atividades de cunho pedagógico e estimulando habilidades cognitivas, sensoriais, sociais, comunicacionais e psicomotoras, além das Práticas Educativas para uma Vida Independente (Pevi).
- O papel da família é fundamental nos cuidados e amor aos autistas, mas o poder público tem obrigação de oferecer um atendimento de qualidade e um serviço acolhedor para as pessoas. A sociedade precisa se conscientizar de que devemos ter mais informações e menos preconceito. Isso é inclusão – destacou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.