Em cerimônia realizada no CEA, na manhã de quinta-feira, 15, foi lançado o projeto Mais Social Angra, que visa proporcionar cidadania e novas possibilidades profissionais a partir de oficinas.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo de parceria os representantes e funcionários das pastas, o presidente da Sicomércio, Essiomar Gomes, a gerente-executiva do Senac RJ, Bianca Guanabara, e convidados.
– Esse projeto tem como objetivo levar perspectiva de futuro a jovens e adultos em vulnerabilidade social que são acompanhados pelos CRAS. Cada dia mais queremos fortalecer e fomentar políticas públicas que venham promover a qualidade de vida dessa população e fazer com que eles acreditem que podem muito mais. Queremos dar a vara para que eles possam pescar. Serão oficinas de corte e costura, repositor de mercadorias, desenho e planejamento do futuro. As oficinas irão fortalecer os vínculos familiares dessas pessoas. Esse é só o início – destaca Eduardo Sampaio, secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social em parceria com o Senac e o Sesc RJ, o Mais Social Angra contará com material didático próprio, tendo como objetivo promover ações educativas e subsídios a adultos e jovens em busca de novas perspectivas pessoais e profissionais.
Destinado à população em situação de vulnerabilidade social, o projeto irá oferecer 400 vagas, distribuídas nos oito CRAS do município, a partir de janeiro de 2023. Ele irá proporcionar aos participantes o reconhecimento de suas potencialidades, assim como o acesso a informações, como direitos e oportunidades de inclusão produtiva, com o objetivo de orientar a construção de um planejamento de vida ou de carreira e ampliar as possibilidades de geração de renda.
Serão ofertadas as oficinas: Costura - Consertos e Ajustes, Aprender a Desenhar ou Workshop Básico de Repositor de Mercadorias. Os encontros, com duração de quatro horas, serão realizados em espaços cedidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, que também será responsável pela captação de inscrições.
Além disso, o Sesc RJ levará a cada CRAS uma oficina com temáticas de música, dança, esporte e artesanato, que possuem o intuito de estimular uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento socioesportivo.
– Mais um momento importante em nosso município. Isso está se tornando uma rotina no governo municipal. Estamos encerrando o ano com um projeto lindíssimo, o Mais Social Angra, que é uma retomada às atividades destinada às pessoas que usam o serviço da assistência. Jovens e adultos terão a oportunidade, a partir da parceria com o Senac e o Sesc RJ, de participarem de atividades nos CRAS que impulsionarão e darão um upgrade em suas vidas profissionais – comentou secretário-executivo de Assistência Social, Heraldo França.