A vida de mais de 100 pessoas do Morro da Caixa D’Água e bairros vizinhos mudou com a chegada do projeto Amigos da Comunidade. Com ele, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar de diversas atividades gratuitas: dança, zumba, ginástica funcional, capoeira, luta livre, muay thay, jiu-jitsu, futebol e basquete.
Em visita ao projeto nessa segunda-feira (28), o prefeito de Angra brincou com as crianças, jogou ping-pong, assistiu a uma apresentação de dança e recebeu muito carinho dos moradores.
- A comunidade está de parabéns e isso só está sendo possível porque investimos na questão da segurança. Os moradores podem continuar contando com a parceria do poder público para a manutenção deste importante projeto – garantiu o prefeito.
As aulas acontecem no período da manhã e tarde, no Salão Paroquial Comunitário, que fica ao lado da quadra poliesportiva. Segundo o coordenador do projeto, para participar das atividades, basta o interessado comparecer à sede do projeto e inscrever-se.
- Esse projeto representa um benefício muito grande para a comunidade, pois tira as crianças da ociosidade e dá a oportunidade de uma nova visão para o futuro. Aqui frequentam moradores da Caixa D’Água, Santo Antônio 1 e 2, Morro do Carmo, Bonfim e até do Frade – informou o coordenador do projeto, que envolve ao todo oito pessoas, entre professores e apoiadores.
Uma das crianças que teve sua rotina transformada foi Pedro Henrique, de 11 anos, morador da Caixa D’Água. O pai, Dimmy Lima, está muito satisfeito.
- As crianças hoje só querem saber de ficar na frente do celular e o futebol apresentou ao meu filho um novo estilo de vida e a oportunidade de sair do sedentarismo. Além disso, muitos talentos podem ser descobertos e valorizados – disse o pai.
O secretário de Governo lembrou da importante participação do Programa Comunidades de Angra no Morro da Caixa D’Água, ao longo dos anos.
- Com o Programa Comunidades de Angra (PCA), que garante que as políticas públicas cheguem às comunidades do nosso município, ouvindo sempre os moradores, as pessoas estão voltando a ocupar os espaços públicos. Em 2005, realizamos muitas benfeitorias na comunidade, que foi uma das mais ativas no projeto. Desde o ano passado, voltamos com força total, para fazer a diferença na vida da população – afirmou.
Quem apoia o Amigos da Comunidade é a líder do governo na Câmara, a principal missão do projeto é a inclusão social.
- Estamos apresentando para as crianças, jovens e adultos opções de lazer e mostrando a importância deles na sociedade. O Amigos da Comunidade chega em um lugar carente e está construindo uma nova história para estes moradores – finalizou a vereadora.