Angra dos Reis será Destino Turístico Inteligente

Prefeito recebeu a notícia do Ministro do Turismo, em Brasília

Quinta-Feira, 17/06/2021 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

O município de Angra dos Reis acaba de ser escolhido pelo Ministério do Turismo como uma das 10 cidades brasileiras a integrarem o projeto-piloto Destino Turístico Inteligente. A notícia foi dada pelo ministro ao prefeito de Angra e aos secretários de Governo e de Planejamento e Gestão Estratégica, nessa quarta-feira (16), em uma agenda em Brasília.

- Angra agora vai ser um destino turístico inteligente. O turista vai chegar e vai ter tudo na mão sobre a cidade. Parabéns para Angra que foi classificada pelo Ministério do Turismo. A cidade pode contar conosco para o que for preciso – disse o Ministro do Turismo.

Ao todo, duas capitais representando cada uma das cinco regiões do Brasil participarão do projeto-piloto: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e agora Angra dos Reis (Sudeste).

De acordo com o Ministério do Turismo, em janeiro deste ano, uma parceria foi firmada com o instituto argentino Pades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras no segmento. O objetivo é promover e estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, transformando cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras e únicas aos visitantes.

Para isto estão previstos o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo que atenda às demandas dos turistas e visitantes.

ENTREGA DE PROJETOS

Ainda em sua agenda em Brasília, o prefeito de Angra entregou ao secretário nacional de Infraestrutura Turística dois projetos importantes para o município: o de um Centro Cultural, na Vila Histórica de Mambucaba, e o do Centro de Convenções, tão esperado pelo trade turístico do município.

- Nós vamos tratar desses assuntos com muita atenção porque Angra é prioridade para o presidente da República – garantiu o Secretário Nacional de Infraestrutura Turística.