Extrações irregulares de minerais são identificadas

Ações foram realizadas nesta segunda-feira (31), na Ilha Grande e na Lambicaba

Segunda-Feira, 31/05/2021 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

A Prefeitura de Angra segue atuando para garantir a preservação ambiental no município, principalmente da Ilha Grande, declarada pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.

Com esta finalidade, o Grupamento Ambiental e Marítimo da Baía da Ilha Grande realizou, nesta segunda-feira (31), uma grande ação de fiscalização em algumas praias da Ilha Grande, com a participação de agentes da Secretaria Executiva de Segurança Pública.

Durante o patrulhamento, foram constatadas extrações irregulares de mineral nas praias de Matariz e do Bananal. Os responsáveis não foram encontrados nos locais, mas as investigações seguirão a fim de que as sanções administrativas pelo crime ambiental sejam aplicadas.

LAMBICADA

Também nesta segunda (31) a partir de uma informação sobre crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Vede (0300 253 1177), do Disque Denúncia Angra, policiais militares apreenderam duas marretas, duas macetas, uma picareta, uma cavadeira e 10 ponteiros, em um terreno na Lambicada, onde ocorria extração irregular de substância mineral.

Quando estavam em patrulhamento para averiguar as informações do Linha Verde, os agentes flagraram um homem que realizava o corte de pedras na BR-101, altura do quilômetro 474. No local, os policiais constataram cerca de cinco metros cúbicos de extração mineral.

Quando indagado pela equipe sobre as licenças necessárias, o acusado informou ter sido contratado para a realização do serviço. Após contato telefônico com o responsável, os policiais averiguaram que não havia nenhuma autorização pertinente. Diante dos fatos, os militares apreenderam todo o material e seguiram para a 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da lei de crimes ambientais.

Vale reforçar que em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia, serviço conveniado à prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública. Para isto basta ligar para o 0300 253 1177 (custo de ligação local), utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, ou ainda acessar o site www.disquedenuncia.org.br. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.