Prefeitura e Eletronuclear discutem projetos

Contrapartida pela retomada de Angra 3 irá aportar R$ 55 milhões e inclui o saneamento do Centro da cidade

Quinta-Feira, 28/01/2021 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

Representantes da Prefeitura de Angra e da Eletronuclear fizeram uma reunião na manhã desta quarta-feira (27), para discutir os projetos para o município frutos do convênio em contrapartida pela retomada da construção de Angra 3. Serão aportados cerca de R$ 55 milhões em projetos nas áreas de infraestrutura, defesa civil, saneamento, obras e saúde.

O encontro reuniu gestores municipais da Secretaria de Governo, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Os representantes da Eletronuclear participaram remotamente.

O termo de compromisso entre a prefeitura e a empresa de energia contempla iniciativas em diversos bairros de Angra. Dentre elas estão a drenagem e pavimentação de ruas no Bracuí e Itinga; contenção e estabilização de talude no Morro do Carmo; aquisições de embarcações para a Defesa Civil do município e melhorias na sede da unidade (pintura, gerador, instalação elétrica); construção de Clínica da Família na Japuíba; reforma da antiga sede e depósito da Secretaria Municipal de Saúde no Balneário; reforma e ampliação da Clínica da Família do Campo Belo; dentre outras ações.

O prazo para a execução desses projetos é até o final de 2021. A exceção é para alguns deles na área de saneamento, cuja primeira etapa se dará em 2021 e a conclusão está prevista para o ano seguinte. É o caso do emissor submarino e obras para captação, adução e construção de estação de tratamento de esgoto, além do saneamento do Centro, considerado o projeto principal.

– Tivemos um alinhamento produtivo com a Eletronuclear na reunião de hoje, retomando nossa carteira de projetos, que estava parada por conta da paralisação da construção de Angra 3, que será retomada em maio – explicou André Pimenta, secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica da prefeitura.