O Cônsul Geral dos Estados Unidos da América (EUA) no Rio de Janeiro, James Story encontrou-se com o prefeito de Angra para agradecer o atendimento imediato a uma vice-cônsul americana que sofreu um atentado a bala numa estrada em Angra dos Reis. O prefeito diz que o Município não fez mais que sua obrigação e lamentou o incidente.
O Cônsul, que começou sua carreira no Afeganistão, passou por vários países, entre eles a Colômbia onde dava assistência ao combate ao narcotráfico, informou que foi instalado há poucos meses no Rio de Janeiro, uma representação do DEA – órgão de combate ao narcotráfico, que foi fundamental para desbaratar o Cartel de Medelin, comandado por Pablo Escobar e do Cartel de Cali. Ele está percorrendo vários municípios do estado do Rio de Janeiro para conhecer melhor a situação e já está cooperando com as autoridades policiais do Estado do Rio. O prefeito disse que qualquer ajuda é bem vinda e no que depender da Prefeitura, essa parceria será efetivada.
O cônsul começou suas conversas com o Superintendente municipal de Segurança Pública, que fez um relato da situação. À tarde, esteve na Delegacia de Polícia e no Batalhão da Polícia Militar.
No encontro com o prefeito, participaram os secretários municipais de Governo e Relações Institucionais e o de Desenvolvimento Econômico e o presidente da Fundação de Turismo (TurisAngra). O Cônsul estava acompanhado da vice-consulesa, Brittany Harry e do chefe de Segurança do consulado, Edienne Singleton.
Com a TurisAngra, o cônsul trocou informações sobre a inovação dos vistos para turistas americanos que queiram visitar o Brasil. É que o sistema foi informatizado e o visto é emitido on line, o que aumentará o fluxo de americanos aqui. O presidente da TurisAngra diz que está em andamento uma plataforma na internet, com informações e roteiros em inglês e vai participar em feiras de turismo americanas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico propôs a inclusão de Angra no programa de curso de inglês para preparar alunos da rede pública para intercâmbio cultural dentro do programa “Jovens Embaixadores”, que tem como alvo os alunos brasileiros que são levados para diferentes estados americanos, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais, interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
Nos próximos meses, o Secretário de Governbo vai estreitar as relações com o consulado para por em ação os projetos alinhavados durante a visita.
Cônsul americano oferece ajuda para a segurança em Angra
Além da segurança, fez parte da pauta o programa Jovens Embaixadores e a informatização da expedição de vistos para o turismo de americanos no Brasil