Prefeitura no movimento em defesa da construção naval

Prefeito Fernando Jordão se reuniu com uma comissão de deputados e senadores. Frente parlamentar vai a Temer defender conteúdo local

Quinta-Feira, 06/04/2017 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

Sete frentes parlamentares, criadas para lutar pela manutenção do conteúdo local na cadeia produtiva de óleo e gás, juntaram forças e terão reunião agendada com o presidente Michel Temer. Na quarta-feira, deputados de todos os partidos e alguns prefeitos reuniram-se com o presidente do senado Eunício de Oliveira e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Prefeito da cidade que tem o maior estaleiro da América Latina (BrasFELS), Fernando Jordão, teve destaque nas explanações junto aos dois dirigentes das casas legislativas.
- Das reuniões que tenho participado, essa ação foi a mais produtiva. Tanto o senador Eunício, quando o deputado Rodrigo, tinha amplo conhecimento da causa, e ambos consideram justa. Todos que falaram defenderam, guardando suas pequenas particularidades, a mesma língua. Eu repeti meus argumentos da semana passada. A Shell não pode rasgar um contrato assinado com compromisso com o conteúdo nacional. Nem a Petrobras deve defender a construção de plataformas na China, exportando nossos empregos. Queremos a manutenção do conteúdo local para o Campo de Libra e todos demais que venham a ser explorados. - defendeu o prefeito.
A deputada Soraya Santos que organizou a união de todas as Frentes Parlamentares comemorou o avanço.
- Eram sete grupos de parlamentares defendendo uma causa só, mas separados. Éramos sete lagos, que agora juntamos a energia num grande mar de políticos que vão lutar até o último minuto para convencer ao presidente Temer que o conteúdo local é bom para o país. Só nos estaleiros nacionais, a manutenção dessa política gerará mais de 80 mil empregos e os dirigentes industriais do todo o setor estimam em 1 milhão de empregos. Um país que amarga o maior desemprego da história não pode se dar ao luxo de exportar postos de trabalho para outros países. - reafirmou Soraya Santos.
Nos próximos dias, a audiência com Temer será marcada, mas as ações continuam. Na segunda, dia 10, há uma audiência pública marcada pelo Sinaval – sindicato dos proprietários de estaleiros – na Assembleia Legislativa do Rio. E no dia 18, a ANP promoverá outra audiência pública para debater o conteúdo local.