O prefeito de Angra, Fernando Jordão e seu vice-prefeito, Manoel Parente participaram, mais cedo, da 1ª sessão ordinária da nova Legislatura da Câmara Municipal. A ocasião foi uma oportunidade de Jordão divulgar um pouco das ações realizadas em sua administração e dar respostas às diversas dúvidas da população. Fernando também trouxe novidades a respeito da saúde, do abastecimento de água e tratamento do esgoto, aumento na receita do município, entre outros. Em determinado momento ele interrompeu seu discurso para entregar ao presidente da Casa, vereador José Augusto, um relatório contendo o resultado da auditoria realizada nesses 46 dias na Prefeitura e que aponta uma dívida deixada pelo governo anterior de R$ 426 milhões, bem como as inúmeras irregularidades cometidas. “Este documento é um relatório contábil oficial e está sendo encaminhado também para o Ministério Público, para que se tome as devidas providências a respeito”, enfatizou Fernando Jordão.
Fernando Jordão iniciou sua fala dando a notícia de que foi feita a contratação de uma nova empresa para realizar o serviço de recolhimento de lixo e limpeza da cidade. Segundo ele, a que atuava no município, estava trabalhando de maneira irregular e ainda devendo os trabalhadores. O prefeito garantiu ainda que vai lutar para que os trabalhadores recebam seus direitos, retendo o que ainda resta à pagar à prestadora do serviço antiga. “Se quiser receber, terá de pagar os funcionários e ainda vamos pedir para que esses trabalhadores sejam aproveitados pela nova empresa”, afirmou Jordão
Outra notícia dada por Fernando foi a respeito da UPA. De acordo com ele, a unidade será reaberta no dia 1º de maio e será exclusivamente para atendimento pediátrico. Para atender melhor os pacientes que moram em bairros mais distantes, já foi licitada, três Vans, para o transporte das crianças e seu acompanhante do Parque Mambucaba, do Centro e do Cantagalo, os três extremos da cidade.
Fernando lembrou que está cumprindo seu compromisso assumido com o servidor público, de pagar o salário em dia. Ele comentou também sobre o recadastramento que foi feito do funcionalismo público. Do total dos trabalhadores de carreira, 477 não compareceram para o recadastro e ficarão fora da folha de pagamento da Prefeitura, o que representa uma diminuição de 8% dos gastos. “Quem procurar a Prefeitura e provar que está tudo certo, retornará a folha, tendo seu pagamento do corrente mês, pago em folha suplementar”, adiantou Fernando.
O prefeito divulgou ainda que buscou entendimento com o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Correa e será retomado o serviço realizado pela Transpetro de transbordo (ship to ship) no píer da Petrobras, Tebig, o que aumentará a arrecadação municipal e que no final deste mês, será revogado o Decreto de Calamidade Financeira da Prefeitura, para o retorno com “carga total” das atividades administrativas da cidade.
Sobre o serviço de distribuição de água, o prefeito deu uma notícia há muitos anos esperada pela população: em 30 dias o SAAE estará administrando toda a água do município. “Não é encampação da CEDAE, porque não existe convênio, já expirou. Este convênio é de 1952, portanto apenas comunicaremos ao Governo Estadual esta decisão”, esclareceu Fernando. Sobre o esgoto, Jordão anunciou que também em entendimento com André Corrêa, está sendo feito um trabalho para retomar as obras do Prodetur (parceria dos governos Federal e Estadual), na Ilha Grande e o que faltar, será completado com recursos do Fundo de Meio Ambiente do estado para o tratamento do esgoto também das praias do Provetá e Araçatiba (Ilha Grande) e Monsuaba.
Ainda falando da saúde, o prefeito divulgou que procurou o presidente da Eletronuclear e a estatal irá manter o serviço de atendimento de emergência feito pelo Hospital de Praia Brava por mais seis meses, o tempo necessário para que a rede pública de saúde esteja funcionando de forma eficaz. A Estatal também está realizando as obras de melhorias e recuperação do banheiro público, bem como o deck da Estação Santa Luzia.
Prefeito abre 1ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Foi entregue aos vereadores o relatório da auditoria das contas pública, que aponta uma dívida de R$ 426 milhões deixadas pela última administração