Governo de SC visita Angra para conhecer Fundo Imobiliário

Município foi escolhido por ser referência em projetos administrativos e imobiliários no país

Quinta-Feira, 24/08/2023 | Secretaria de Finanças .

Uma equipe da Secretaria Estadual de Administração de Santa Catarina (SEA/SC) visitou Angra dos Reis para conhecer detalhes sobre o funcionamento do Fundo Imobiliário do município. O coordenador do projeto Fundo Imobiliário de Santa Catarina, André Rezende; o diretor de Patrimônio, André Diesel, e a assessora jurídica da localidade, Crislaine da Luz, foram recebidos nessa quarta-feira, 23 de agosto, pelo secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra, André Pimenta.

Gerenciado pela Secretaria de Planejamento e Parcerias e pela Secretária de Finanças, o Fundo Imobiliário de Angra dos Reis visa promover o desenvolvimento urbano da cidade, com os imóveis do município que não possuem função social ou uma proposição. São diversas áreas que estão, em parte, em condomínios de alto padrão. A utilização desses ativos visa à geração de rentabilidade, possibilitando investimentos como a Construção do Centro Administrativo Sustentável.

- Esta visita é uma prova de que Angra é uma cidade referência quando se fala em gestão pública. Encontros como este, além de comprovarem a eficiência dos projetos da Prefeitura, levam o nome da cidade para outros estados. Já recebemos, por meio de reuniões presenciais ou online, equipes de São José dos Campos, Campinas e Maceió, por exemplo, para conhecerem projetos como o Centro Administrativo e o Fundo Imobiliário de Angra dos Reis – destacou o secretário de Planejamento e Parcerias, André
Pimenta.

Desde janeiro deste ano, a equipe de Santa Catarina vem estudando formas legais para a implantação de um Fundo de Investimentos Imobiliários para melhoria da gestão patrimonial dos ativos do Estado. Após mais de 50 contatos com instituições financeiras públicas e privadas, consultorias, fundações e entes públicos de diversos níveis de governo, incluindo algumas prefeituras e governos estaduais, a equipe decidiu começar a fase de visitas técnicas presenciais pelo projeto que apresentou o melhor nível de maturidade e avanço no Brasil: Angra dos Reis/RJ.

- Nessa fase do estudo, levamos em consideração o contato com instituições, sejam elas públicas ou privadas, que estejam à nossa frente na implantação de um fundo imobiliário. Conhecer o fundo imobiliário de Angra dos Reis foi fundamental para melhorar nossa base de estudos e toda a expectativa em volta da implantação de um fundo em Santa Catarina – comentou o coordenador do projeto Fundo Imobiliário de Santa Catarina (FIISC), André Rezende.