Nessa quarta-feira, 17 de abril, 250 atletas participaram da primeira edição dos Jogos Especiais de 2024, no Estádio Municipal. A competição esportiva, que já faz parte do calendário anual da cidade, contou com disputas em provas de arremesso a cesta, zigue-zague livre, corridas (25, 50 e 100 metros), caminhada de 25 metros, salto à distância (com corrida e sem corrida), chute a gol, tênis de mesa, arremesso de peso, lançamento de pelota, dominó e parajiu-jítsu.
O evento teve a participação de instituições, escolas da rede municipal e particular, e associações de Angra dos Reis. Além das competições, também foi realizado um desfile oficial das delegações de atletas. Ao som da Banda do Colégio Naval, com a execução dos Hinos Nacional e de Angra dos Reis, com os alunos, familiares e autoridades, participando da cerimônia de abertura.
- É relevante demais para a autoestima da minha filha praticar qualquer atividade que lhe traga a sensação de felicidade e de prazer. Ela se sente importante e isso ajuda no seu desenvolvimento como pessoa. E fazer esporte, sem dúvida, é uma ferramenta de inclusão que a faz feliz- disse Ana Cristina, mãe de Emile Cristine, que tem deficiência visual e que participou da prova de corrida.
Segundo a Secretaria de Esporte, assim como nos últimos anos, mais uma edição dos Jogos Especiais será realizada em 2024, com previsão para o mês de setembro.
- Nossas atividades são todas inclusivas. Nós temos polos de natação, de futsal, de ginástica funcional, que têm alunos PCDs. Nós sempre procuramos estar incluindo nas atividades esportivas promovidas pela Secretaria de Esportes as pessoas com deficiências. Pensando nisso, já estamos em preparação para mais uma edição dos Jogos Especiais que acontecerá em setembro – disse o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.
A profissional de educação física, Andréa Portugal, coordenadora dos Jogos Especiais, comentou sobre o sucesso de mais uma edição dos jogos pelo sucesso de mais um evento.
- A cada ano temos um sentimento diferente com os Jogos Especiais. É um amor crescente. São novas mães participando, novos atletas competindo, e a gente vê a dedicação que essas famílias têm com seus filhos especiais, e o comprometimento que a Prefeitura de Angra tem em promover esporte para esse grupo tão especial – comentou Andréa.