A manhã desde domingo, 25 de junho, foi marcada em Angra dos Reis pela tradicional Corrida do Pão, que chegou a sua 12ª edição. A corrida não acontecia desde 2018 e, em sua retomada, reuniu 261 atletas. A prova teve percurso de 7,5 km, com largada e chegada no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário.
A Corrida do Pão foi criada pelo saudoso corredor Fernando Avelar de Lima, popularmente chamado de Pão Pão Noel, conhecido morador do município, que também participava das provas. Ele sempre conseguia reunir os principais corredores da cidade, atletas de elite e amadores, e a prova se transformava em uma grande confraternização do esporte angrense. Pelo seu carisma e simpatia no segmento, Pão Pão Noel foi lembrando com muito carinho durante a prova.
- Essa corrida é uma tradição na cidade e não acontecia há quatro anos e, em um papo de padaria, ouvindo mais sobre a história do evento, decidimos retomar com a prova que é tão importante para Angra dos Reis. Buscamos a história para poder recriar a corrida da forma como acontecia antigamente, com um café da manhã reforçado para os participantes do evento e uma grande estrutura para resgatar essa tradição do esporte local – disse o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.
O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada, com o tempo 27 minutos e 13 segundos, foi Alessandro Inácio que comemorou o resultado.
- É um prazer imenso estar aqui, pois minha primeira corrida competindo foi a Corrida do Pão e eu fiquei em sexto lugar. Voltar a participar e chegar em primeiro é uma satisfação muito grande – comentou o atleta de 40 anos, morador do bairro Balneário.
A corredora Solange Mariano, que ficou em primeiro lugar na colocação feminina, já participou de outras edições da Corrida do Pão. Para ela, chegar em primeiro lugar foi motivo de alegria, pelo pódio e pelo retorno da prova na cidade.
- Eu participei de muitas edições da Corrida do Pão e estou muito feliz com essa retomada. Queria parabenizar a Secretaria de Esporte, pois essa foi uma das corridas mais organizadas de que já participei, trânsito, batedores apoiando no percurso, tudo excelente. Eu tenho treinado bastante e estou muito contente de ter conseguido o primeiro lugar – comemorou a atleta de 44 anos, moradora do Bracuí.
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
MASCULINO:
1º - Alessandro Inácio – WS - 27’13”
2º - Fabiano Vilela da Silva – WS Consultoria - 28’24”
3º - Wagner Eduardo Braga Silva – Equipe Crescer - 28’55”
4º - Leandro Sergio Braz Torres – 29’08”
5º - Leandro Borges Torquato – Equipe Crescer - 29’19”
FEMININO:
1º - Solange Mariano – Elite Runners - 30’59”
2º - Regilaine Machado Faustino – 34’08”
3º - Edna da Silva Rodrigues – 35’20”
4º - Luana Moraes Barros – Affa - 36’40”
5º - Helenice da Silva Barboza – Angra Runners - 36’40”