Inclusão, confraternização e alegria. Estas foram as marcas dos Jogos Especiais 2023, que aconteceram nesta quarta-feira, 21 de junho, no Estádio Municipal, no Balneário. Dezenas de pessoas, de nove instituições de Angra dos Reis, participaram do evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
- Os Jogos Especiais são muito queridos pelo nosso público PCD e, neste ano, teremos mais uma edição no mês de setembro. O novo objetivo principal é promover a inclusão. A Prefeitura criou o programa “Angra, Cidade Inclusiva”, com a participação de várias secretarias municipais, entre elas a de Esporte e Lazer, que organiza os jogos, que são uma espécie de olimpíada para as pessoas com deficiência. Esperamos que, em setembro, a sociedade venha prestigiar e torne esta ação verdadeiramente inclusiva – frisou o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.
Durante toda a manhã ocorreram modalidades esportivas inclusivas como atletismo, chute ao gol, zig-zag, arremesso à cesta, tênis de mesa e parabadminton, nas categorias masculino e feminino.
- Ver a alegria deles, a interação, a competição com os próprios amigos e seu esforço para alcançarem o objetivo foi maravilhoso. Na Apadev temos a Glaudeci, que treinou durante dois meses para os jogos e, neste período, melhorou a diabetes e perdeu peso, ou seja, ganhou qualidade de vida – frisou Edília do Carmo, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV).
Além da APADEV participaram da primeira edição dos Jogos Especiais 2023 a Comissão Divulgadora do Autismo (CDA), a Escola Municipal de Deficientes Visuais (EMDV), a Associação Angrense dos Deficientes Físicos (AADEF), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), a Pestalozzi, a Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES), o Espaço Acolher Conviver Superar, a Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), e a Escola Municipal Áurea Pires da Gama.