A chuva não desanimou os participantes da 32ª edição da Corrida dos Santos Reis, que reuniu cerca de 500 atletas na noite de quinta-feira, 5 de janeiro. A largada aconteceu às 19h30 na Praça Zumbi dos Palmares e, após percorrerem 5km pelas ruas do Centro, os atletas cruzaram a linha da chegada no mesmo local da partida.
A Corrida dos Santos Reis é a atração esportiva do calendário de eventos de aniversário de Angra dos Reis, que completa 521 anos nesta sexta-feira, dia 6.
O vencedor da prova no geral masculino foi Damião Silva Rodrigues, de 33 anos, de Volta Redonda. Damião foi bicampeão da prova de 5 km, pois no ano passado ele também venceu e ainda bateu seu recorde na competição.
- Ano passado eu fiz 15min40seg e, nesta edição, reduzi o tempo em 30 segundos em comparação a 2022. É muito gratificante a gente superar nossos limites. É muito treino, não é fácil. Legal também que a gente motiva os outros a praticar esportes. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento – disse Damião.
O segundo lugar no geral masculino lugar ficou Almir Fontenella, de Mangaratiba, com o tempo de 16min05seg e na 3ª colocação chegou o corredor de Angra, Alessandro Inácio, com o tempo de 16min10seg.
No geral feminino, mais uma vez, o 1º lugar foi da corredora de Angra, Solange Mariano, de 43 anos, com o tempo de 18min48seg. Solange tem sido a vencedora da competição nos últimos anos.
- Tenho um histórico muito bacana com esta prova. Vim ganhado a prova nas últimas edições e é gratificante. Foi nesta prova que conheci o esporte. A organização mais uma vez está de parabéns – ressaltou Solange.
Na segunda colocação entre as mulheres, ficou Gilvania Nóbrega, também de Angra, repetindo sua colocação de 2022, desta vez com o tempo de 20min31seg. E na terceira colocação chegou Rejaine Aparecida, de Volta Redonda, completando a prova de 5 km em 21min25seg.
A competição, organizada pela Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, premiou os atletas do 1º ao 5º lugar na classificação geral (masculino e feminino) e por categoria de cinco em cinco anos, os três primeiros colocados (masculino e feminino).
O secretário de Esporte, Vítor Simões, falou sobre a importância da prova.
- Este evento abre o calendário esportivo de Angra dos Reis. Mesmo com chuva, o pessoal apareceu. Já estão perguntando sobre a próxima edição. São famílias, gente começando no esporte, profissionais. Um trabalho árduo da equipe da secretaria, que dura três meses. Trouxemos água, frutas, tudo para nossos atletas. Neste ano teremos muitas competições, em várias modalidades. A expectativa é ótima – explicou.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, foi o responsável por dar o sinal de largada da prova.
- Muito legal, Angra merece. Essa corrida é muito importante para caracterizar a tradição em Angra. Estamos dando reconhecimento ao esporte. Trabalhando para que as pessoas pratiquem cada vez mais. Esporte é saúde – frisou.
O aquecimento da corrida foi com o professor Karlão e, após a prova, os participantes e demais pessoas se divertiram ao som da Banda Mistureba, que fez jus ao nome, misturando vários ritmos na Praça Zumbi dos Palmares.