A pista de skate do Campo da Gringa, no Parque Mambucaba, recebeu no sábado e domingo, dias 10 e 11 de dezembro, o evento Dos Reis Street, válido como etapa do Circuito Estadual de Street Skate 2023. O evento organizado pela Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj), contou com o patrocínio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.
A competição englobou seis categorias: amador, mirim, feminino (1 e 2), iniciante, oldschool (1 e 2) e paraskate. Embalados pelo bom desempenho dos atletas brasileiros nas Olimpíadas, dezenas de pessoas, de todas as idades, se inscreveram e arriscaram manobras radicais na pista.
- É a primeira vez que acontece uma ação deste porte aqui na cidade, um evento oficial e isso só possível porque a prefeitura inaugurou no ano passado a pista de skate no Parque Mambucaba – destacou o secretário-executivo de Esporte e Lazer, Vitor Simões.
Vitor afirmou ainda que o skate é um dos esportes que mais crescem em Angra e que, em breve, a prefeitura vai estimular ainda mais a prática desta modalidade esportiva.
- No último registro de preço que fizemos foram incluídos skates e materiais de apoio. Temos a ideia de abrir uma escolinha ou fechar uma parceria para oferecer mais esse esporte para a nossa população – explicou o secretário.
Uma das exigências da Prefeitura para a realização do evento em Angra foi que 20% das vagas fossem destinadas como cortesia para atletas da cidade. Matheus Faria Nogueira, morador da Praia do Machado e praticante de skate há 20 anos, participou e fez bonito. Ganhou a medalha de ouro na categoria oldschool 1.
- Fiquei muito feliz de participar de um evento desse nível. Foi meu primeiro campeonato na categoria master e já comecei liderando o ranking do Circuito Estadual. Ganhar em primeiro lugar dentro de casa foi muito gratificante – comemorou.
A estrutura encontrada no Parque Mambucaba motivou elogios por parte da organização do evento.
- Gostamos muito da pista. Sou de São Gonçalo, uma cidade com uma população bem maior que Angra, e lá não temos nada parecido. Vocês têm uma pista muito boa em um bairro que nem é centro. Isso é ajudar demais o skate! Vemos que a Prefeitura de Angra é pró-skate e nós, da comunidade do skate do Rio, somos gratos por isso. Grandes nomes sairão daqui – disse Airton Moreira, diretor da Faserj.