Realizado de quinta-feira a sábado (13 a 15) com o objetivo de promover a produção rural da região através de gastronomia e cultura, o 1º Festival Gastronômico e Cultural do Aipim do Vale Mambucaba atraiu os moradores da comunidade por meio de atrações culturais, esporte e culinária voltada ao aipim.
O evento aconteceu na Av. Francisco Magalhães de Castro, nº1103, no Parque Mambucaba, onde funciona a Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, organizadora do evento. O festival recebeu pessoas de todas as idades nos três dias, e a extensa programação contou com praça de alimentação para a venda de deliciosas guloseimas feitas de aipim, como bolos, bobó de camarão, vaca atolada, além de produtos para levar para casa como biju e farinha, entre outros.
Quem compareceu também pôde comprar produtos fresquinhos dos produtores rurais da região como banana, verduras e frutas. Na quinta e na sexta-feira, alunos das escolas locais visitaram o evento e puderam ver de perto como funciona o processo para pilar o arroz. De quinta a sábado também aconteceram shows com músicos locais, que animaram as noites.
Outro ponto alto do festival foi a aula-show de demonstração e utilização dos produtos regionais (palmito pupunha e aipim) com as chefs Rosane Gouveia e Ciça Roxo, em parceria com o Sesc, que atraiu grande público na quinta-feira.
– Foram dias maravilhosos com grande participação da população. Estamos muito felizes com a realização do festival. Nosso maior objetivo é promover o trabalho do produtor rural e seus produtos fresquinhos. Agradecemos a todos os parceiros e pretendemos fazer outros eventos – disse a gestora cultural da Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, Sandra Regina Vieira de Souza,
O 1º Festival Gastronômico e Cultural do Aipim do Vale Mambucaba contou com o apoio dos comerciantes locais e da Prefeitura de Angra – por meio da Secretaria de Eventos, da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca e da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer – além do Sesc, Senac e Sicomércio, entre outros parceiros.
Agricultor e membro da Associação de Produtores Rurais do Vale Mambucaba, Davi Ribeiro ressaltou a importância de ter um espaço para vender seus produtos.
– É muito importante que a gente tenha como vender o que produzimos. Além da feira que acontece aqui, eventos como esse ajudam a vender e também divulgar o que produzimos. Por isso, é muito bom – destacou Davi.
No Parque Mambucaba acontece, sempre às quartas e aos sábados, das 8h às 13h, a feira do produtor rural, na Av. Francisco Magalhães de Castro, nº 1.103, com alimentos cultivados na região, além de artesanatos como sabonetes com ervas medicinais.
A dona de casa Maria das Neves, moradora do Parque Mambucaba que foi aproveitar o evento na tarde de sábado, gostou tanto que quer mais.
- Está muito bom. A gente deveria ter um evento como este aqui pelo menos uma vez por mês. Está muito organizado, com coisas gostosas pra gente comer aqui e levar para casa – disse a moradora.
Corrida Rústica do Aipim
Na manhã de sábado (15) o festival contou ainda com a animação das pessoas que se inscreveram para participar da Corrida Rústica do Aipim. Foram 200 inscritos e cerca de 6km de Trail Run, com saída e chegada da Associação dos Produtores Rurais, e enquanto os corredores faziam o percurso, acontecia um aulão de dança que colocou todo mundo para suar e se movimentar.
Os campeões da Corrida Rústica do Aipim na categoria geral feminino foram: em 1º lugar, Gilvania da Nóbrega Assis; em 2º, Osimaria Santos, e em 3º, Helenice da Silva Barboza. No masculino geral, a classificação ficou assim: em 1º lugar, Alessandro Inacio; em 2º, Leandro Sergio Braz Torres, e em 3º, Wagner Eduardo Braga Silva.
O resultado completo pode ser conferido acessando:
https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/resultados/610-corrida-do-aipim-angra-dos-reis-rj