Final de semana com regata e maratona aquática em Angra

Os eventos esportivos atraíram atletas da cidade e competidores de fora, estimulando também o turismo

Domingo, 27/03/2022 | Secretaria de Esporte e Lazer .

O final de semana em Angra dos Reis foi marcado por dois importantes eventos aquáticos. No sábado (26) aconteceu, na Baía da Ribeira, a 4ª edição da Regata JL Marina Bracuhy, que faz parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica (Farvo). No domingo (27), a Praia da Biscaia recebeu a Maratona Aquática Sem Fronteiras, 1ª etapa do Torneio Angra dos Reis. As duas competições tiveram o apoio da Prefeitura de Angra.

O sábado ensolarado deixou a Regata JL Bracuhy ainda mais especial. Além de competir, os participantes puderam contemplar as lindas paisagens de Angra dos Reis sob um ângulo todo especial. O evento, dividido em três grupos, com diversas categorias cada, contou com a participação de 130 embarcações e teve a primeira largada às 12h.

Os três primeiros colocados de cada classe foram premiados com medalhas durante uma solenidade nas Ruínas do Engenho do Bracuí, no final da tarde. O resultado geral da prova estará disponível no site www.regatabracuhy.com.br.

- Foi um dia maravilhoso, com o vento ideal para a regata, nem por encomenda poderia ter sido melhor. Foi emocionante ver tantos barcos, tão coloridos em uma paisagem espetacular como é Angra dos Reis. Foi um percurso muito lindo, com todas as direções de vento que possibilitou o uso das velas balão. Os velejadores gostam muito desses eventos com boa competição e ótimas festas – disse Guillermo Buiatti, que esteve a bordo do veleiro Tiki e ficou em 1º lugar na classe Cruzeiro 2.

Já o domingo (27) começou bem agitado na Praia da Biscaia com 190 nadadores participando da Maratona Aquática. Eles competiram divididos em quatro categorias: Ultra Elite com 11,4 km; Elite com 1.800 m; Velocidade com 1.000 m e Super Velocidade com 500 m.

Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas. O resultado geral estará disponível no site www.inscricaomasf.com.br.

Wanderlei Vieira, de 43 anos, ficou em 2º lugar na categoria Elite, e destacou uma característica toda especial de Angra, importante na hora de sediar eventos como o de hoje.

- Angra dos Reis, na minha opinião, é a melhor cidade para a prática deste tipo de esporte, não sofremos com correntes marítimas de alto-mar, aqui somos abrigados pela Ilha Grande – frisou o atleta angrense.

Como forma de valorizar o esforço e dedicação dos competidores, todos aqueles que finalizaram a prova receberam uma medalha de participação. Entre eles estava a Vera Lúcia Silveira, de 70 anos, moradora de Volta Redonda.

- Essa é a quarta vez que participo de uma competição aquática. O que me estimula a participar deste tipo de evento é voltar a viver – contou emocionada, após cruzar a linha de chegada.