O Estádio Municipal é definitivamente a casa do esporte em Angra dos Reis. Além de receber importantes eventos esportivos, como jogos da 1ª divisão do Campeonato Carioca e evento de MMA, o local conta com diversas atividades que são oferecidas gratuitamente para o público angrense.
A novidade do momento fica com o “Programa Empoderadas”, que começou a ser praticado no estádio na última semana. Para incentivar e ensinar técnicas de autodefesa feminina, as aulas abordam técnicas especiais para a proteção e prevenção da agressão, focando, principalmente, em aspectos como a dignidade e a autoestima da mulher. A idade mínima para participar é de 14 anos.
A prática chega para complementar uma série de atividades esportivas que já são conhecidas da população angrense. Para os maiores de 60 anos, o projeto “Esporte é vida” incentiva a prática de exercícios com corrida e caminhada, atividades rítmicas de ginásticas e circuito, que trazem melhoras para as funções cardiorrespiratória e locomotora dos participantes. Para participar, é preciso ter disposição e ser maior de 18 anos.
Ainda no estádio, o projeto “Viva Vôlei” é outra opção para quem quer praticar esportes no local. Realizado em parceria da Confederação Brasileira de Voleibol e do Banco do Brasil com a Prefeitura de Angra, oferece aulas da modalidade para crianças de 7 até 14 anos. Sabendo da alta procura da modalidade no município, a Secretaria de Esporte também oferece aulas de vôlei para adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.
O futsal, um dos esportes mais tradicionais do Brasil, também tem seu espaço. No total, o local conta com 5 turmas mistas que levam a modalidade para as crianças e adolescentes de nosso município. As aulas são oferecidas para a faixa etária de 5 até 17 anos.
O polo esportivo conta ainda com aulas de ginástica artística, que conta com cinco turmas. A modalidade leva muita saúde, preparo físico e bem-estar para os seus praticantes. As aulas contemplam alunos com idade mínima de 6 anos.
É importante destacar que, mesmo as aulas sendo ofertadas para diferentes grupos etários, as turmas são divididas por praticantes com a idade próxima para evitar qualquer disparidade técnica e de desempenho nas modalidades.
- A prática da atividade física além de promover melhoria na qualidade de vida, autoestima e saúde física também contribui para o convívio social que nos dois últimos anos ficou bem prejudicado. As boas práticas orientadas por profissionais habilitados têm se mostrado eficazes no resgate desse convívio – destacou o responsável pelos polos do município.
No momento, as inscrições para as aulas ofertadas no Estádio Municipal estão fechadas, porém a previsão é que elas sejam abertas até o final do mês de março para que moradores sejam contemplados com práticas esportivas da melhor qualidade. Enquanto as inscrições não abrem, os interessados podem utilizar gratuitamente a pista e academia do estádio que fica aberto durante a semana, das 6h até as 19h.
Estádio Municipal a serviço da população
Cerca de 320 pessoas estão inscritas nas atividades esportivas oferecidas no Jair Toscano de Brito