Pais e crianças comemoram retomada do PROFESP

Projeto assiste crianças e adolescentes com até 17 anos de idade

Sexta-Feira, 18/03/2022 | Secretaria de Esporte e Lazer .

A retomada das atividades esportivas e culturais ofertadas pelo PROFESP (Programa Segundo Tempo no Esporte), no Colégio Naval, através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Ministério da Defesa, acontece no próximo dia 29, e já está sendo comemorada por pais, crianças e adolescentes matriculadas no projeto.
É o caso de Elisangela Moraes da Conceição, mãe de David, de 15 anos, e Danilo, de 11. Ela conta que o programa traz mais tranquilidade e melhora a rotina da família: enquanto trabalha como autônoma, os meninos têm no esporte o exemplo para várias mudanças positivas.
- O PROFESP salvou a vida dos meus meninos. Eles passaram a ter mais foco e a cuidar também da alimentação, além de terem mais organização na rotina. Foi uma mudança radical para muito melhor - explicou ela.
Moradora do Belém, ela conta com orgulho que o filho mais velho já ganhou até medalha em competições de natação, modalidade que começou a praticar no Colégio Naval. E se depender de David, esse é apenas o começo.
- Adoro nadar e representar o clube. Me dedico muito para ter sucesso. Quando estou praticando esporte me sinto livre e motivado a melhorar - disse o adolescente de 15 anos.
INTERAÇÃO
Suspensas há dois anos, devido a pandemia da Covid-19, as atividades do PROFESP são variadas e organizadas para agradar aos integrantes do programa, meninos e meninas com idades entre 7 e 17 anos, que são alunos da rede municipal de Educação e assistidos pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Eles têm acesso ao esporte, cultura, lazer, vivências militares, tudo ofertado em uma estrutura que vai desde o transporte gratuito, à destinação de uniformes, instalações e material esportivo para participar das aulas.
- O nosso objetivo é a inclusão social, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania – disse o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Barbosa Sampaio.
O secretário Executivo de Assistência Social, Heraldo Luís França, acrescenta que, para ingressar no programa, os interessados devem buscar informações no CRAS do bairro onde moram.
- Esta ação proporciona às nossas crianças e adolescentes uma experiência positiva e salutar, uma vez que recebem orientações diversas, praticam a convivência social, aprendem sobre respeito, valores e disciplina - finalizou.
Entre as atividades previstas, estão as esportivas coletivas (vôlei, basquete, handebol, futebol, futsal); esportivas individuais (atletismo, tênis, natação, judô); esportivas militares (remo escaler; corrida de orientação); as atividades culturais (palestras, oficinas, passeios, reforço pedagógico, filmes, debates); e vivências militares (ordem unida, canções, desfiles).