Crianças e adolescentes participantes do programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Colégio Naval, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizaram visitas pedagógicas a alguns locais do Rio de Janeiro.
No dia 8 de novembro, alunos de 10 a 17 anos fizeram um city tour pela Zona Portuária do Rio. No Museu do Amanhã eles puderam apreciar a exposição “Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós”. Perto dali, no Museu de Arte do Rio (MAR) a mostra visitada foi “O Rio do Samba: resistência e reinvenção”. O transporte foi viabilizado pela Secretaria Executiva de Assistência Social.
Anteriormente, as crianças foram contempladas no Educa Bondinho e puderam conhecer o Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. O projeto, oferecido pelo Bondinho Pão de Açúcar, é destinado às escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro e conta com a parceria da equipe de educadores do Instituto Moleque Mateiro — instituição reconhecida na área de educação ambiental em áreas verdes.
Atualmente, 120 crianças e adolescentes de Angra dos Reis, entre 7 e 17 anos, atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), participam do programa Forças no Esporte nas dependências do Colégio Naval, de terça a sexta-feira, das 7h50 às 12h, com atividades esportivas e alimentação. Esta ação é uma vertente do Projeto do Governo Federal Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, atendendo a crianças que residem em áreas de vulnerabilidade, no contraturno escolar.