A manhã desta sexta-feira (22) foi muito especial para os pais ou responsáveis de crianças e adultos com necessidades especiais. O convênio para programa de Equoterapia foi assinado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, que garante a retomada da aplicação de métodos técnico-científicos, na utilização do cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer para as pessoas que com deficiências, tem no programa, ganhos físicos, psíquicos e sociais.
A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço de prestação de assistência na área da saúde, para o trabalho de reabilitação na modalidade de Equoterapia aconteceu no Haras Vila da Banqueta (na antiga Estrada da Banqueta) e contou com a presença de pacientes, pais, instrutores, voluntários e autoridades do executivo e legislativo do município.
A Equoterapia é um grande sucesso terapêutico. O programa faz abordagens multiprofissionais e interdisciplinares, e busca o desenvolvimento e o crescimento biopsicossocial de praticantes, que necessitam impulsionar suas potencialidades e minimizar suas deficiências para viverem melhor. Comprovadamente, a atividade facilita a participação do cavaleiro, contribuindo no aprimoramento da força muscular, no relaxamento, da conscientização do próprio corpo, conquistando um desenvolvimento aperfeiçoado no equilíbrio e na coordenação das pessoas com alguma necessidade especial.
O proprietário do Haras Vila da Banqueta, Wander Fiúza e Sandra Gonçalves, fonoaudióloga e especialista em psicomotricidade, e coordenadora da Sociedade Equestre de Angra dos Reis, e as crianças e adultos que participam das sessões de equoterapia e seus pais, eram só alegria com a assinatura do convênio.
Os ganhos físicos e mentais da Equoterapia
Convênio com a Sociedade Equestre de Angra dos Reis é assinado, para o bem de crianças e adultos com deficiências e/ou necessidades especiais